Exposições com peças adquiridas da Lei Aldir Blanc e comemoração pela carreira de Alex Roch são as novidades na Pinacoteca

Publicada em 12/01/2022 às 16:56

A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes recebe neste sábado (15), a partir das 10h, novas exposições com classificação livre e entrada gratuita. São elas a mostra coletiva com peças adquiridas pelos editais da Lei Aldir Blanc e a exposição “Pop Faces – comemorando os 50 anos do artista Alex Roch”, que seguem para visitação até o dia 27 de fevereiro.

Conforme estabelecido pelo Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), haverá controle de acesso de visitantes na entrada.

Já nos jardins, o visitante poderá conferir a exposição Pop Faces, que traz painéis com a reprodução em Pop Arte de fotos de rostos de mulheres. A exposição é realizada pelo artista Alex Roch, que comemora 50 anos de idade.

No interior da Pinacoteca, estão expostos quadros, fotografias, artesanatos e esculturas adquiridas pela Unidade de Gestão de Cultura por meio dos editais de 2020 e 2021 lançados pela Lei Aldir Blanc. Dos mais de R$ 2,5 milhões investidos nos editais emergenciais dessa lei nesses dois anos, quase R$ 350 mil faziam parte do segmento para a aquisição de obras de arte e beneficiaram cerca de 100 propostas.

Exposição traz as obras adquiridas por meio dos editais lançados pela Cultura em 2020 e 2021

Junto com essas obras, estão também expostos os trabalhos do artista Élvio Santiago. Sua série intitulada “Tudo é Jundiaí” traz sete pinturas em acrílico que representam pontos icônicos da cidade, como Ponte Torta, Torre da Cica e o rio Jundiaí.

Quem visitar a Pinacoteca poderá conferir ainda outras instalações artísticas montadas para o período. Uma delas, também de Alex Roch, traz 40 pinturas abstratas em relevo expostas no intervalo entre as escadas.

Já no corredor do primeiro andar, o visitante pode conferir parte da reserva técnica da Pinacoteca, com pinturas de óleo sobre tela. No auditório estão expostas ainda aquarelas do artista Diógenes Duarte Paes.

Logo nos jardins, o visitante já pode conferir a exposição em comemoração pelos 50 anos do artista Alex Roch

Mais Pinacoteca
A Pinacoteca também recebe durante este período as oficinas culturais gratuitas da programação de “Férias na Pinacoteca”. Neste domingo (16), das 9h30 às 13h30, tem a oficina de brincadeiras e montagens de caixas, com as arte-educadoras Iara Jamra e Nininha Petersen. Podem participar da atividade até 60 pessoas, por ordem de chegada ao local.

Também no domingo (16), no mesmo horário, o grupo Amorah realiza brincadeiras e intervenções nos jardins.

Já para as demais oficinas, de 18 e 29 de janeiro, os interessados devem se inscrever gratuitamente pelo site da Cultura. Na programação estão oficinas de colagem, desenho e pintura, de observação, História da Arte, confecção de estojos e desenho com giz e carvão, com os oficineiros Cecília Celandroni, Cris Suíter, Ede Galileu, Gika e Podre Flores.

A Pinacoteca fica no Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro, e fica aberta de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2326.

Aquarelas de Diógenes Duarte Paes estão expostas no auditório, onde serão realizadas as oficinas gratuitas de “Férias na Pinacoteca”

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/01/12/exposicoes-com-pecas-adquiridas-da-lei-aldir-blanc-e-comemoracao-pela-carreira-de-alex-roch-sao-as-novidades-na-pinacoteca/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original