Janeiro Roxo: Jundiaí aponta seis casos em 2021 e faz alerta ao diagnóstico precoce da hanseníase
Publicada em 13/01/2022 às 11:42O Dia Mundial de Combate e Prevenção da Hanseníase é celebrado no dia 30, por meio do “Janeiro Roxo”. A Prefeitura de Jundiaí destaca para a população a importância da conscientização da doença. Os munícipes devem se atentar aos sintomas para um diagnóstico precoce e maiores chances de tratamento em uma ampla rede de atendimento gratuitos em Jundiaí.
Uma doença infecciosa e contagiosa, apresenta manchas brancas ou avermelhadas na pele e precisa de atenção. Em 2020, houve 12 munícipes notificados e seis seguem em tratamento atualmente. No ano seguinte, 2021 apontou seis notificados e quatro seguem em tratamento, todos em Jundiaí.

O município promove ações no “Janeiro Roxo” para esclarecimento de mais detalhes do tema. O agendamento de consultas por meio do site da Prefeitura acontece de forma rápida e fácil: Serviços ao Cidadão > Saúde > Agendamento de Consultas Médicas.
A doença tem maiores chances de cura quando o diagnóstico é precoce, ou seja, atenção deve ser redobrada para avaliação no início da doença, para evitar a ocorrência de sequelas graves que podem gerar incapacidades físicas. “Vale lembrar que o tratamento é gratuito no município e realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para atendimento e encaminhamentos necessários”, ressalta a diretora de Vigilância em Saúde, Fauzia Abbas Raiza. O processo é constituído pela associação de três medicamentos, denominado poliquimioterapia.

As equipes de Atenção Básica (Clínica da Família, Nova UBS e UBSs) reafirmam a atenção para outros sintomas, como a perda de sensibilidade e formigamentos no corpo. Lembrando que, as informações dos pacientes são analisadas e, em caso de suspeita, são realizados os exames necessários.
O contágio pode acontecer por meio de pacientes sem tratamento pelo aparelho respiratório superior (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro). A prevenção baseia-se no exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG em todas as pessoas que compartilham o mesmo domicílio com o portador da doença.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
21/02/2025
Prefeitura de Jundiaí recebe emenda parlamentar de R$ 300 mil para investimentos na saúde
-
22/01/2025
Altas temperaturas ligam alerta para cuidados redobrados com a saúde
-
19/01/2025
Consultório Avançado de Saúde facilita acesso à saúde para moradores da zona rural de Jundiaí
-
18/01/2025
Você sabe onde procurar atendimento médico em Jundiaí caso você tenha algum problema de saúde?
Baixe as fotos desta notícia na resolução original