Operação Chuvas de Verão: Defesa Civil realiza manutenção de pluviômetros

Publicada em 16/01/2022 às 08:30

Como parte das ações preventivas da Operação Chuvas de Verão, a Defesa Civil realizou ao longo desta semana procedimentos de verificação e manutenção dos pluviômetros instalados no Município. As inspeções foram realizadas por equipe do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Em Jundiaí há seis pluviômetros do Cemaden instalados: no Jardim Florestal, no Jardim Santa Gertrudes, no Jardim Tamoio, no Fazenda Grande, na Roseira, na vila Graff. O último, instalado na ponte sobre o rio Jundiaí, além de medir a precipitação, o equipamento conta ainda com câmera e radar sensorial, que fotografa e emite alertas sobre o nível das águas do rio. Trata-se de informação importante para o planejamento preventivo do trabalho das equipes”, explica João Osório Gimenez Germano, coordenador da Defesa Civil, que é vinculada à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC).

Pluviômetro instalado sobre o rio Jundiaí também tira fotos e emite alertas sobre o volume das águas

Instituída em dezembro, a Operação Chuvas de Verão norteia os trabalhos da Defesa Civil no período por conta dos elevados índices de chuvas registrados neste período do ano. Além das manutenções como as realizadas nesta semana, a Prefeitura mantém uma força tarefa composta por órgãos da administração, DAE e Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), a fim de atuar em situações de emergências, como enchentes e alagamentos, além de executar planos de ação e trabalhos preventivos. A operação segue até 31 de março, podendo haver prorrogação por exigência das condições meteorológicas.

A Defesa Civil pode ser acionada pela população pelos telefones 199 ou 4586-0666. É possível ainda cadastrar gratuitamente o celular para receber alertas meteorológicos. Os interessados devem enviar um SMS para o número 40199 com o Código de Endereçamento Postal (CEP) de sua residência.

Atualmente, Jundiaí encontra-se em estado de Observação, o primeiro na escala do quadro de ação da Defesa Civil, quando o acumulado das últimas 72 horas não ultrapassa os 80 milímetros de chuva.

Além dos seis equipamentos do Cemaden, há também pluviômetros da DAE que fazem o monitoramento dos índices.

Operação Chuvas de Verão: equipes da Defesa Civil monitoram alertas em tempo real

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/01/16/operacao-chuvas-de-verao-defesa-civil-realiza-manutencao-de-pluviometros/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original