Formação para educadores ingressantes tem continuidade do CIEMPI
Publicada em 17/01/2022 às 17:31Em continuidade à formação dos educadores, um dos eixos do programa Escola Inovadora, foi realizada na manhã desta segunda-feira (17), no Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI), com o segundo módulo da “Formação dos Professores e Agentes de Desenvolvimento Infantil Ingressantes”.
A capacitação teve início no auditório da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, com um documentário como disparador para um debate sobre a importância da criança e suas potencialidades. “A proposta tem significados importantes, pois os profissionais passam por um processo formativo e, posteriormente, de vivência nos ateliês do CIEMPI. Essa prática proporciona o contato com materiais da natureza ou inteligentes, ou seja, o que ele evoca e o despertar do que pode ser construído com esse material. Outro ponto de destaque é que as atividades desenvolvidas no Mundo das Crianças, como em uma extensão do CIEMPI, também podem ser realizadas nas escolas”, explica a supervisora escolar, Cleane Aparecida dos Santos.
Nos Ateliês, os participantes tiveram contato com seis propostas: Eu e a Natureza, Ateliê da Natureza, Linguagem da Arte e Construtividade, Os bebês e o desenho, A linha como Linguagem e Ateliê da construtividade.
A Agente de Desenvolvimento Infância, Tamires Salgado Dianin foi uma das participantes da capacitação. “Na semana passada já aprendemos sobre a importância de dar voz às crianças e do contato com a natureza. Hoje, com a prática, vamos entender mais sobre como trabalhar com os estudantes em ambientes fora da sala de aula”, comentou.
Ainda dentro da proposta da formação, foram abordados temas como o processo de naturalização das propostas escolares, organização dos próximos passos. “A terceira e última etapa da capacitação será totalmente prática e realizada no Mundo das Crianças. A ideia é que os profissionais possam viver e executar as propostas escolares no Mundo, um espaço que desperta muito interesse para as crianças, para depois levá-las para o cotidiano da escola”, explica a diretora de Departamento e responsável pelo CIEMPI, Cícera Escoura Bueno.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original