Formação para educadores ingressantes tem continuidade do CIEMPI

Publicada em 17/01/2022 às 17:31

Em continuidade à formação dos educadores, um dos eixos do programa Escola Inovadora, foi realizada na manhã desta segunda-feira (17), no Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI), com o segundo módulo da “Formação dos Professores e Agentes de Desenvolvimento Infantil Ingressantes”.

A capacitação teve início no auditório da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, com um documentário como disparador para um debate sobre a importância da criança e suas potencialidades. “A proposta tem significados importantes, pois os profissionais passam por um processo formativo e, posteriormente, de vivência nos ateliês do CIEMPI. Essa prática proporciona o contato com materiais da natureza ou inteligentes, ou seja, o que ele evoca e o despertar do que pode ser construído com esse material. Outro ponto de destaque é que as atividades desenvolvidas no Mundo das Crianças, como em uma extensão do CIEMPI, também podem ser realizadas nas escolas”, explica a supervisora escolar, Cleane Aparecida dos Santos.

Educadores vivenciaram as experiências dos ateliês do CIEMPI

Nos Ateliês, os participantes tiveram contato com seis propostas: Eu e a Natureza, Ateliê da Natureza, Linguagem da Arte e Construtividade, Os bebês e o desenho, A linha como Linguagem e Ateliê da construtividade.

A Agente de Desenvolvimento Infância, Tamires Salgado Dianin foi uma das participantes da capacitação. “Na semana passada já aprendemos sobre a importância de dar voz às crianças e do contato com a natureza. Hoje, com a prática, vamos entender mais sobre como trabalhar com os estudantes em ambientes fora da sala de aula”, comentou.

Tamires é ADI e está conhecendo mais sobre o desemparedamento da escola

Ainda dentro da proposta da formação, foram abordados temas como o processo de naturalização das propostas escolares, organização dos próximos passos. “A terceira e última etapa da capacitação será totalmente prática e realizada no Mundo das Crianças. A ideia é que os profissionais possam viver e executar as propostas escolares no Mundo, um espaço que desperta muito interesse para as crianças, para depois levá-las para o cotidiano da escola”, explica a diretora de Departamento e responsável pelo CIEMPI, Cícera Escoura Bueno.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/01/17/formacao-para-educadores-ingressantes-tem-continuidade-do-ciempi/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original