Assistência Social apresenta novo fluxo do serviço de abordagem para integrantes da Guarda Municipal
Publicada em 18/01/2022 às 11:30A Unidade de Gestão de Assistência Social (UGADS) apresentou às equipes dos plantões noturnos da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) o novo fluxo de atendimentos do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) para a população em situação de rua. No início deste ano, o serviço foi expandido e passou a funcionar 24 horas por dia.
“Até o ano passado, quem identificasse alguma pessoa em situação de rua podia acionar o SEAS até as 22h. Depois desse horário, contávamos com o apoio da GMJ e o acionamento devia ser feito por meio do 153. Como o serviço passou a ser 24 horas, o intuito desta apresentação é dar continuidade a este trabalho integrado que a Assistência sempre teve com a Unidade de Gestão de Segurança Municipal e a GMJ, e que continuarão a dar seu suporte às nossas equipes”, explicou a assessora da UGADS Renata Mangieri.
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O SEAS é um serviço tipificado para a abordagem social realizado pela Prefeitura, por meio de parceria da UGADS com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Serviço de Obras Sociais (SOS). O serviço pode ser acionado pelo telefone (11) 98531-0146.
No total, foram realizados na última semana dois encontros na sede da GMJ, com as equipes dos plantões noturnos dos inspetores Cássio e Godói. Segundo o chefe da Divisão Operacional da GMJ, o inspetor Paulo Henrique Munhoz, integração entre as equipes de Segurança e de Assistência será mantida com a nova configuração do serviço. “É muito importante ressaltar que as equipes da GMJ seguirão dando apoio e suporte necessários durante as abordagens, a fim de garantir tanto a integridade das equipes envolvidas quanto dos abordados. Há uma troca constante de informações com as equipes de patrulhamento da Guarda Municipal, e o novo fluxo certamente trará mais agilidade e ótimos resultados nos acolhimentos e direcionamentos para os serviços da rede e até mesmo para os recâmbios”
Renata acrescenta também que a proposta da apresentação à GMJ foi a de demonstrar como outros direcionamentos também poderão ser agilizados com o novo fluxo de atendimento. “Não é só o atendimento à população em situação de rua que se beneficia com este novo fluxo, mas também os atendimentos a idosos identificados na rua, desaparecidos ou em busca de suas famílias, além de casos com crianças, adolescentes para encaminhamentos dos Conselhos Tutelares.
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Além das abordagens programadas, que são realizadas diariamente nos locais onde há maior concentração de pessoas, o SEAS pode ser acionado pelo telefone (11) 98531-0146. Todos os abordados que aceitam a inclusão na Rede Pop Rua são direcionados ao Centro Pop se a abordagem for ao longo do dia. Durante a noite, os encaminhamentos são feitos à Casa de Passagem, que também é de responsabilidade do SOS e que recentemente ganhou nova sede inteiramente reformada pela Prefeitura. Outra atuação conjunta com o SEAS é com as equipes do Consultório na Rua, ligado à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), voltado, principalmente, para o atendimento a pessoas, em situação de rua ou não, e que fazem uso de álcool e outras drogas.
Como entre os abordados é expressivo o número de pessoas somente em trânsito por Jundiaí, a rede socioassistencial oferece ainda a possibilidade de recâmbio para o Município de origem, pelos modais rodoviário e ferroviário. Para a oferta, a rede estabelece contato com familiar ou responsável por receber e acolher a pessoa de volta. Somente no ano passado, foram realizados mais de mil recâmbios.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
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