Exposição ‘O Tempo não para’ na Biblioteca marca os 40 anos de luta contra a AIDS

Publicada em 20/01/2022 às 17:37

Foi aberta na tarde desta quinta-feira (20) na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot a exposição “O Tempo não para – 40 anos de história da AIDS”. Com fotos, material educativo, colchas de retalhos e uma linha histórica sobre a doença, a mostra é uma idealização do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e do Ambulatório de Moléstias Infectocontagiosas (AMI), equipamentos da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).

CONFIRA AS FOTOS DA EXPOSIÇÃO

O nome da exposição é uma referência e uma homenagem ao título de uma famosa canção na voz de Cazuza, músico falecido no início da década de 1990 vítima da doença, que assumiu publicamente sua condição sorológica, enfrentando o medo e preconceito da sociedade.

Participaram da cerimônia de abertura autoridades, pacientes dos serviços e as idealizadoras: a gerente do CTA, Maria de Lurdes Munhoz; a psicóloga Milena Luckesi Martins; e a coordenadora do programa municipal de Infecções Sexual Transmissíveis (IST)/AIDS, Flavia Genari.

Exposição segue na Biblioteca para visitação gratuita até o dia 31 de janeiro

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, deu as boas-vindas aos visitantes. “Esta é a primeira exposição que inauguramos na Biblioteca depois que ela passou a integrar a Unidade de Gestão de Cultura (UGC). Além da sua relevância, o assunto também é de grande importância para mim, enquanto ator, pois durante muitos anos trabalhei com o CTA em um projeto de prevenção à AIDS, tendo inclusive levado o nome de Jundiaí na prevenção à doença em conferências dentro e fora do País. Este sucesso e esta exposição são o resultado do trabalho de todos vocês, que se comprometem muito além do comprometimento técnico que a profissão exige”.

Para a diretora do Departamento de Atenção Básica à Saúde da UGPS, Andreia de Souza, também reforçou a importância da exposição. “Graças aos avanços na tecnologia e no tratamento, é possível HIV. O impossível é viver com o preconceito. Esta é uma história muito importante de se contar, para que a gente faça a informação chegar a cada vez mais pessoas”.

Paciente do serviço desde 1991, Tânia de Souza prestigiou a abertura da exposição, acompanhada do filho Luiz Felipe. “Muitas pessoas já se esqueceram que a AIDS existe e não dão a devida importância à prevenção. A pandemia acentuou isso, mas essa já era uma realidade recente. Os jovens de hoje desconhecem a luta que já enfrentamos e não se previnem. Precisamos de mais espaços e situações como estas, que informem e conscientizem”.

A exposição segue para visitação gratuita até a segunda-feira (31), no espaço de exposições Sônia Cintra. A Biblioteca Municipal fica avenida Dr. Cavalcanti, 396, Complexo Argos, e fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. Mais informações pelo telefone 4527-2110.

Acompanhada do filho, Tânia visitou a exposição e fez um apelo aos mais jovens sobre a importância da prevenção

Serviços
O CTA e o AMI fazem parte da atenção integral para o tratamento de IST, HIV, sífilis e hepatites virais. Respectivamente, atuam na prevenção, aconselhamento emocional e diagnóstico seguro, sigiloso e gratuito das doenças, e, na sequência, em seu tratamento. Os serviços ficam na rua Conde de Monsanto, 480 – Vianelo, e funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Mais informações pelos telefones 4527-3770/ 3760.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/01/20/exposicao-o-tempo-nao-para-na-biblioteca-marca-os-40-anos-de-luta-contra-a-aids/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original