Jundiaí participa de curso internacional de lideranças para políticas da infância

Publicada em 20/01/2022 às 18:09

A convite da Fundação holandesa Bernard van Leer, referência mundial em Primeira Infância, o prefeito Luiz Fernando Machado e gestores da Prefeitura participam de curso internacional para a formação de lideranças em políticas para a infância. A formação é desenvolvida pela Academia Urban95, instituição educacional vinculada à rede de mesmo da qual Jundiaí faz parte desde dezembro de 2020, e pela Escola de Economia e Ciência Política de Londres (LSE).

Com formatação on-line e duração de seis semanas, estão à frente do curso professores doutores da LSE Savvas Verdis e Philipp Rode, renomados acadêmicos e pesquisadores sobre temáticas urbanas. Além de materiais para estudo, a grade curricular inclui videoconferências para discussão em grupos, como o encontro realizado na manhã desta quinta-feira (20).

“Nesta interação, notamos como os temas e preocupações são comuns, sejam de outros municípios brasileiros, sejam da África, Ásia e Europa. Entre eles, o foco no meio ambiente e sua preservação, a necessidade de mais espaços ao ar livre, do planejamento urbano com áreas verdes e da importância da escuta atenta das crianças. E graças às boas práticas de Jundiaí, aqui já temos avançado muito na tomada de decisões com a participação delas, exemplo disso é o Comitê das Crianças”, destacou Luiz Fernando.

Prefeito participa com gestores da formação on-line promovida pela Academia Urban95 e pela LSE

No município, as políticas públicas voltadas para a infância integram o programa municipal Cidade das Crianças. Além da Rede Urban95, Jundiaí também integra a Rede Latino-americana Cidade das Crianças e desenvolve projetos ligados à temática, como as campanhas Pé de Infância, Pé de Árvore e Pé de Ouvido. Em complemento, estabelece parcerias com diversas instituições como a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Instituo Alana e Allma Hub.

O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, ressaltou como as iniciativas de Jundiaí tem apresentado resultados na prática. “Um dos temas abordados durante esta formação é como os investimentos em programas e políticas públicas com foco na Primeira Infância garantem retornos sociais e econômicos futuros. Em Jundiaí, por meio da gestão em plataformas e da garantia de mais de 50% do orçamento em Educação e Saúde, esta já é uma realidade e torna o Município mais inclusivo e preocupado com os horizontes de desenvolvimento sustentável”.

À frente das reuniões do Comitê das Crianças, o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, compartilhou as experiências de Jundiaí. “Das reuniões das crianças têm surgido temas que permitem que nós, adultos, identifiquemos como elas estão atentas à realidade e como podem contribuir para transformá-la. E das ideias delas surgiram também o Mundo das Crianças e a recém-inaugurada Fábrica das Infâncias Japy, espaços inteiramente pensados para o desenvolvimento de suas potências”.

Em Jundiaí, o programa municipal Cidade das Crianças integra as políticas públicas voltadas para a infância

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/01/20/jundiai-participa-de-curso-internacional-de-liderancas-para-politicas-da-infancia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original