Época de férias escolares é hora de obras e manutenções nas escolas municipais
Publicada em 24/01/2022 às 08:00Com o recesso escolar, a Unidade de Gestão de Educação (UGE) aproveita as escolas sem estudantes e educadores para promover melhorias e manutenções nos prédios e espaços físicos. O trabalho faz parte da ambiência escolar, um dos três principais eixos do programa Escola Inovadora, lançado pela atual gestão, em 2018.
Além de pequenas intervenções e manutenções necessárias nas unidades escolares, o Departamento de Obras e Manutenção Escolar executa obras na EMEB Professora Ruth Carturan Wiemann, Professora Brigida Gatto Rodrigues e continuidade na reforma da Professor Anézio de Oliveira.
No Jardim Messina, a antiga casa de bonecas da EMEB Brigida Gatto começa a dar lugar a um espaço aberto, que vai receber cobertura, além da revitalização do jardim para o desenvolvimento de atividades na área externa. A escola também ganha nova pintura nos ambientes.
A revitalização também está presente na EMEB Ruth Carturan, no Jardim Tarumã. “Por lá está sendo realizada adequação da cozinha para novos equipamentos que vão melhor atender os estudantes, revisão hidráulica e elétrica, pintura dos ambientes e a revitalização do espaço de brincar na área externa”, explicou o diretor do Departamento de Obras e Manutenção Escolar, Jefferson Spina.
Aprimorar os ambientes com foco nas áreas ao ar livre, é o principal objetivo da ambiência escolar. “O programa Escola Inovadora visa promover e oferecer ambientes organizados e com atenção aos espaços ao ar livre, em contato com a natureza e nas áreas externas, essa possibilidade de trabalhar com os espaços abertos significa pensar na qualidade das aprendizagens e nos aprofundamento dos conhecimentos. Aproveitamos o período de recesso escolar para poder executar obras e manutenções nas escolas”, enfatiza a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.
Uma nova escola
Além de pequenas intervenções, a UGE continua com as obras para a completa reforma e ampliação da EMEB dos Sonhos Professor Anézio de Oliveira, na Vila Marlene. Com investimentos na ordem de R$ 1,7 milhão, as obras estão sendo realizadas pela Unidade de Gestão de Educação (UGE) com recursos do programa Avança Jundiaí.
As intervenções compreendem a remoção e substituição de revestimento das paredes; impermeabilização; trocas de divisórias, portas e janelas; ampliação de quatro novas salas de aula; construção de novo anexo de banheiros; reforma de vestiários; revisão de telhados, calhas e rufos; revisão das instalações hidráulicas e elétricas; adequação de cozinha e pintura geral.
Carinhosamente conhecida no bairro como Escola dos Sonhos, a Emeb já recebeu outros investimentos na ordem de R$ 594 mil, para a revitalização e cobertura de uma quadra poliesportiva de 889 metros quadrados.
Desde o início do programa Escola Inovadora, já foram entregues 33 obras em unidades escolares municipais de Jundiaí. A última entrega, realizada em dezembro de 2021, foi a EMEB Professor Joaquim Candelário de Freitas, a maior e mais tecnológica unidade da Escola Inovadora.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
25/12/2024
Investimentos em tecnologia potencializam serviços e agilizam a vida do cidadão
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original