Benefício Social Emergencial: Complexo Fepasa é um dos locais de prestação de serviços pelos contemplados

Publicada em 26/01/2022 às 17:23

Como forma de contrapartida para o recebimento do Benefício Social Emergencial da Prefeitura, os contemplados devem cumprir 16 horas semanais de serviços pela Jornada Colaborativa em equipamentos públicos municipais. Entre esses locais, estão complexos esportivos, ligados à Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) e equipamentos ligados à Unidade de Gestão de Cultura (UGC), como a Pinacoteca, o Museu Histórico e Cultural Solar do Barão e o Complexo Fepasa.

“Este ano chegamos à segunda turma de contemplados pelo benefício. No último trimestre de 2021, só pela primeira turma, mais de 850 pessoas impactadas pela pandemia contaram com os benefícios, que totalizaram mais de R$ 515 mil em investimentos. Desta forma, além de permitir que as pessoas retomem o protagonismo de suas vidas, a Prefeitura possibilita que elas prestem de volta um serviço à comunidade e aprendam com ele novas profissões, que poderão levar para suas vidas”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Segundo Maria Brant, gestora Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), responsável pela operacionalização do benefício, as contrapartidas têm sido uma oportunidade além dos serviços prestados. “Os beneficiários passam por entrevistas e dinâmicas junto à nossa Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional para que sejam destinados aos locais viáveis do ponto de vista logístico e de perfil. Temos identificado muitos contemplados que não conheciam os lugares onde iriam prestar os serviços e só esta oportunidade já é muito comemorada por eles. Queremos que o público atendido pela rede socioassistencial conheça os equipamentos públicos, reconheça-se nele, enquanto cidadão, e passe a frequentá-lo com suas famílias e amigos”.

Moça de cabelos compridos e presos usando máscara descartável e luvas manuseia pincel sobre livro apoiado em mesa, com estantes e ventilador aos fundos
Do segmento Jovens, Rafaela Schmit cumpre suas jornadas colaborativas no Arquivo Histórico municipal

Só no Complexo Fepasa, os serviços prestados são os mais diversos. Junto ao Arquivo Histórico, os jovens estão aprendendo como manusear, catalogar e higienizar o acervo, além de realizar pesquisas, sempre sob a supervisão dos profissionais do Departamento de Museus.

Esta semana, o grupo está manuseando os livros da Biblioteca de obras raras do Arquivo. Para uma das jovens, Rafaela Schmit, de 15 anos, esta tem sido uma oportunidade única. “Esta é a minha primeira experiência do tipo e vou levar os aprendizados para a minha vida. Nunca imaginei que teria acesso a documentos importantes como estes e que frequentaria este espaço inovador e cheio de História ao mesmo tempo. Sem contar o valor do benefício, que usarei nas despesas de casa, como o gás, por exemplo”, compartilhou a moradora do Jardim São Camilo.  

Pelo segmento adulto, a moradora do Parque Centenário Renata Feitosa atua como recepcionista. “Já tinha vindo ao Complexo Fepasa, mas conhecia só o Poupatempo, não sabia que a Cultura ficava aqui. Tem sido uma experiência muito boa, pois sempre tive vontade de atuar na recepção, dar informações e ajudar as pessoas”, explica a operadora de caixa desempregada e que irá usar o dinheiro do benefício para pagar aluguel e comprar alimentos.

Mulher de máscara sentada atrás de balcão, com o olhar fico em tela de computador
Renata atua na recepção da Unidade de Gestão de Cultura no Complexo Fepasa

Outro beneficiário é o Wagner Mineiro, contemplado pelo segmento dos Idosos, de duração semestral. No ano passado, ele cumpriu a Jornada colaborativa como jardineiro e paisagista nos jardins do Solar do Barão e este ano no Complexo Fepasa. “É muito bom poder prestar um serviço à população da minha cidade. Ainda mais com a minha profissão, de jardineiro. As plantas demonstram a força da natureza, em renascer e a crescer, e isso é uma forma de esperança”, compartilhou o morador de 63 anos do Ivoturucaia.

Com exceção de alguns beneficiários do segmento dos Idosos, todos os demais contemplados cumprem também, além da Jornada Colaborativa, quatro horas semanais de Jornada Formativa, por meio de cursos em parceria com a Escola de Gestão Pública (EGP) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Homem com máscara e boné rega canteiro de girassóis com regador de plástico
Jardineiro de profissão, Wagner já atuou no Solar do Barão e agora contribui para o embelezamento e manutenção do Complexo

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/01/26/beneficio-social-emergencial-complexo-fepasa-e-um-dos-locais-de-prestacao-de-servicos-pelos-contemplados/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original