Gestores da Prefeitura participam na França de formação sobre políticas para a Infância

Publicada em 28/01/2022 às 16:42

Os gestores das Unidades de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Maria Brant, e de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, participaram esta semana de curso presencial na França para formação de lideranças em políticas para a Infância. Realizado no campus do INSEAD, sigla francesa para Instituto Europeu de Administração de Negócios, em Fontainebleau, a 70 quilômetros da capital francesa, o curso para os representantes da Prefeitura foi encomendado pela Fundação Holandesa Bernard Van Leer, que arcou com todos custos envolvidos.

A formação teve como tema principal a importância do trabalho com a mudança de comportamento nas cidades como forma de otimizar o aproveitamento das políticas públicas para a Primeira Infância. Com corpo docente do mundo todo, o curso contou ainda, representando a fundação holandesa, a diretora executiva, Cecilia Vaca Jones; a diretora de projetos, Andrea Torres; e a diretora de políticas, Akita Chachra.

Entre os alunos do curso estiverem outros brasileiros e representantes da Holanda, Emirados Árabes Unidos e Jordânia

Renomada instituição mundial para temas da Primeira Infância, a Fundação Bernard Van Leer é uma importante parceira de Jundiaí na promoção de consultoria para políticas para Infância e planejamento urbano com foco nas crianças. Devido às boas práticas do Município, como a escuta das crianças e a composição de um grupo intersetorial de gestores para o tratamento deste tema (do qual Peroni e Brant fazem parte), Jundiaí integra o seleto grupo de Municípios que compõem a Rede Urban95 da fundação.

Peroni comenta a importância do curso para as políticas a serem implantadas na cidade. “O INSEAD é considerado a melhor escola de MBA do mundo e foi uma grande oportunidade poder representar Jundiaí, a Cidade das Crianças. Além de toda a formação teórica, nosso grupo pôde trabalhar na parte prática na mudança de comportamento, com foco nas transformações de perspectivas para que os cuidadores das crianças, seus pais e responsáveis, acreditem na importância do brincar, de ocupar os espaços públicos e de incentivar o contato com a natureza. Com o término do curso, teremos o acompanhamento remoto por mais seis semanas, a fim de desenvolver e aplicar as propostas aí em Jundiaí”.

Já para Maria Brant, experiências propostas pelo curso foram ferramentas importantes para aplicação em Jundiaí. “Saímos da formação com um plano de trabalho para o fortalecimento de ações que incentivem a brincadeira em áreas públicas da cidade. Específico para a rede sociossistencial, surgiram também diversas inspirações para o trabalho e para a atenção especial na obtenção de resultados pelo programa Criança Feliz”

Também participaram da formação representantes de outros Países, como Holanda, Emirados Árabes Unidos e Jordânia, além da Alma Hub, iniciativa com a qual Jundiaí também tem parceria, por meio da adesão à campanha Pé de Infância.

Menina brinca em área aberta com camas elásticas e pequeno morro para escalada
Jundiaí integra o seleto grupo de Municípios que compõem a Rede Urban95 da fundação holandesa

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/01/28/gestores-da-prefeitura-participam-na-franca-de-formacao-sobre-politicas-para-a-infancia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original