Crianças têm sábado com vacina e diversão na Fábrica Japy

Publicada em 29/01/2022 às 14:58

O sábado (29) foi de alegria em dobro para a garotada em Jundiaí. O motivo? Além da vacinação contra a COVID para crianças de 6 a 11 anos, a Fábrica das Infâncias Japy recebeu diversas atividades educativas e culturais do Programa Ruas de Brincar. O espaço funcionou com limite de até 100 pessoas e priorizou a entrada dos pequenos para a vacinação, seguindo todos os protocolos de segurança. 

Mais de 22% das 35 mil crianças que formam o público-alvo já foram imunizadas. Só neste sábado, 1.780 doses foram ofertadas. Entre os vacinados estava o filho do prefeito Luiz Fernando Machado, Gabriel, de 9 anos, acompanhado pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Vanessa Machado. “Vacinar é um ato de amor. Protege a vida dos nossos filhos e de todos a nossa volta”, disse ela. 

Com lágrimas nos olhos, Ana Laura Hermann levou a filha Olga, de 7 anos, para a imunização. Emocionada, ela falou da importância do momento. “Resistimos em casa por dois anos, isoladas e chegou esse dia tão esperado. É um alívio ver minha filha vacinada”, destacou. Olga estava acompanhada pelo coelhinho de pelúcia Sansão. “Trouxe para me dar coragem. Achei incrível poder tomar a vacina.” 

MAIS O gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, também levou os filhos Gabriel, de 6 anos e Miguel, de 8 anos. “Felizmente eles estão protegidos contra a forma grave do Coronavírus.”

Tiago destacou que a Fábrica das Infâncias receberá agendamentos para o próximo sábado (5). Além disso, frisou que pais ou responsáveis que ainda não fizeram o agendamento da primeira dose contra COVID-19 para as crianças entre 5 a 11 anos, podem escolher o dia, o horário e o equipamento público para a aplicação das doses.  

As crianças com 5 anos e ou 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiências permanentes recebem doses da Pfizer pediátrica. A segunda dose para esse grupo será aplicada com oito semanas de prazo. Já as crianças entre 6 a 11 anos, a aplicação será da dose Coronavac, que tem prazo de 28 dias para a segunda aplicação. Ambos os casos já saem da primeira aplicação com a agenda automática da segunda dose.

É essencial que os pais ou responsáveis façam o registro dos dados dos das crianças com CPF, no site VacinaJá do Governo do Estado, além do agendamento nos canais da Prefeitura de Jundiaí. No dia da vacinação, além das documentações de identificação, também é necessário levar carteira de vacinação para que os técnicos registrem a dose contra COVID-19 e avaliem se as demais vacinas estão em dia.

DIVERSÃO A programação cultural prossegue no domingo (30), com atividades voltadas a crianças de zero a três anos. Às 9h30 começa a cotação de histórias com Valquíria Malagoli e, na sequência, às 10h30, é a vez da oficina de musicalização, com Karen Comanduli.

A Fábrica das Infâncias Japy fica na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. A entrada é gratuita, sem agendamento prévio, e é permitida 30 minutos antes do fechamento.   

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafos PMJ



Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/01/29/criancas-tem-sabado-com-vacina-e-diversao-na-fabrica-japy/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original