Rota das Frutas traz percurso de 75 quilômetros para ciclistas de Jundiaí e região

Publicada em 29/01/2022 às 15:04

Um percurso seguro, de qualidade e com todas as belezas de Jundiaí e Região. Assim é a Rota das Frutas, lançada neste sábado (29), no Paço Municipal, para os ciclistas que desejam desbravar 75 quilômetros das cidades de Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Itatiba. O evento contou com a presença do governador João Dória e do prefeito Luiz Fernando Machado. 


Com investimento de R$ 2 milhões, a iniciativa faz parte do projeto Ciclo Rotas, do Grupo CCR, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.  O trajeto recebeu melhorias de pavimento, sinalização e infraestrutura em geral, como banheiros, espaços para alimentação e áreas de estacionamento para veículos e bicicletas. “Além disso, o monitoramento é feito por câmeras e os ciclistas contam com assistências mecânica e de saúde”, explicou Dória. 


O governador lembrou que já foram entregues 100 quilômetros em ciclorotas no Estado de São Paulo.  “O projeto tem, no total, 300 quilômetros, que serão entregues até o final desse ano. É um estímulo ao turismo e amplia as atividades de lazer do Distrito Turístico Serra Azul, lançado recentemente.” 
O prefeito Luiz Fernando Machado destacou que o projeto traz um ganho para toda a Região Metropolitana.  “A ciclorota valoriza o cicloturismo e vem para agregar renda às famílias que moram no entorno, aos hotéis, pousadas e todos os comerciantes da região. É o desenvolvimento da nossa região com a participação das pessoas.”  

Os ciclistas aprovaram a novidade. “Nossa maior preocupação era a segurança e ela foi atendida”, destacou Talita Saab. Assim como ela, Airton Penteado Ferreira marcou presença no evento e gostou do que ouviu. “Quem anda de bike regularmente esperava muito por essa notícia. Além de pedalar, muita gente vai explorar o turismo na região.”

MAIS

A Rota das Frutas é voltada para o segmento speed de cicloturistas, em via compartilhada com outros veículos.  O trajeto tem quatro pontos de acesso com estacionamento, espaços de alimentação e banheiros. 
Placas sinalizam a rota, que é monitorada por câmeras de segurança e tem assistência aos ciclistas. No trecho de Jundiaí, são 19,5 quilômetros, a partir do Parque da Cidade – que também conta com estacionamento e estrutura de banheiros e para hidratação de ciclistas – e seguindo sentido Louveira.


A diretora do Departamento de Fomento ao Turismo de Jundiaí, Marcela Moro, destacou que já está em andamento um estudo que trará para o Circuito das Frutas mais 400 quilômetros de ciclorotas. “Elas contemplarão a mountain bike. Os trajetos serão, principalmente, em áreas rurais do Circuito.” 


Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/01/29/rota-das-frutas-traz-percurso-de-75-quilometros-para-ciclistas-de-jundiai-e-regiao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original