Defesa Civil: Jundiaí chega a 25 residências interditadas por causa das chuvas

Publicada em 31/01/2022 às 18:17

O grande volume de chuvas trouxe transtornos em diferentes regiões de Jundiaí e o número de residências interditadas pela Defesa Civil chegou a 25 no fim da tarde desta segunda-feira (31). As famílias que deixaram essas residências serão acompanhadas pelo poder público e poderão receber, por meio da Fumas (Fundação Municipal de Ação Social), auxílio-aluguel no valor de R$ 850.

Funcionário da Fumas desce escada ao lado de área de barranco, coberta por lona, na Jardim São Camilo
Funcionário da Fumas passa por regiões afetadas pelas chuvas no Jardim São Camilo

Todas as residências interditadas passaram por perícia técnica da Defesa Civil, que continua em campo fazendo avaliações e atendendo a população. Os bairros atingidos são Jardim São Camilo, Vila Marlene, Jardim Tulipas, Santa Gertrudes, Vila Joana, Balsan, Jardim Roma, Vila Palma, Jardim Sorocabana, Roseira, Jardim Novo Horizonte, entre outros. Desde sexta-feira, o volume de chuva passa de 280 milímetros. No prazo de 24 horas, entre sábado e domingo, o volume teve a maior concentração, um total de 215 milímetros. De acordo com a Defesa Civil, esse foi o maior índice registrado nos últimos 10 anos.

Nas últimas 12 horas (de 5h às 17h), o volume de chuva foi o seguinte:

  • Fazenda Grande – 18 mm
  • Roseira – 13 mm
  • Vila Graff – 14 mm
  • Santa Gertrudes – 14 mm
  • Jardim Tamoio – 13 mm
  • Jardim Florestal – 12 mm

Equipes de diferentes unidades de gestão da Prefeitura de Jundiaí estão atuando nos locais onde ocorreram problemas devido às chuvas. Ao todo, foram mais de 40 pontos atendidos até a tarde desta segunda (31), com deslizamento de terra, alagamentos, queda de muro, entre outros. Em casos de queda de árvores e galhos, foram feitos 25 atendimentos. A cidade encontra-se em Estado de Atenção.

Funcionário da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviço públicos joga galho de árvore em caminhão, ao lado do veículo
Equipe do Departamento de Parques, Jardins e Praças faz remoção de galhos na Vila Rica

“Estamos atendendo ocorrências de forma contínua, desde a noite de sábado, quando a chuva se intensificou. A Defesa Civil trabalha 24 horas”, observa o assessor especial da Defesa Civil, João Osório Gimenez Germano. “Jundiaí está em uma área geológica e geográfica em que 80 milímetros é o limite de absorção de água. Mais que isso, o solo fica mais encharcado, o que aumenta o risco de termos problemas como vimos nos últimos dias.” 

O prefeito Luiz Fernando Machado realizou, no último domingo (30), uma reunião com o Comitê de Crise para Enfrentamento de Chuvas no Paço Municipal. A equipe, que realiza um trabalho permanente na cidade, tem o objetivo de prestar atendimento à população.

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/01/31/defesa-civil-jundiai-chega-a-25-residencias-interditadas-por-causa-das-chuvas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original