Escola Inovadora: SAP traz o repensar sobre a tecnologia, a natureza e o ensino híbrido

Publicada em 02/02/2022 às 18:39

Jundiaí, a Cidade das Crianças e o berço do programa Escola Inovadora, abriu nesta quarta-feira (02) o primeiro dia das atividades da V SAP (Semana de Atualização Pedagógica), que neste ano traz o tema “O natural, o digital e o ensino híbrido: caminhos para a nova era da educação”. A iniciativa faz parte do início do ano letivo de 2022 e da formação de educadores, um dos principais eixos da Escola Inovadora.

A abertura do evento, realizado 100% on-line, contou com a participação do prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, que abriu a SAP com o agradecimento a todos os servidores que atuam na educação municipal de Jundiaí. “Agradeço a todos aqueles que contribuem para que possamos ter a educação sendo, de fato, parte da vida da comunidade, especialmente daqueles que estão no ambiente escolar. O tema proposto é atual e vai ajudar a superar os desafios, conjugar a tecnologia e o convívio com um ambiente de sustentabilidade. As crianças têm o direito de aprender de maneira naturalizada, sem deixar de lado a potencialização da parte socioemocional. Jundiaí prioriza a Educação para que todos os estudantes tenham as mesmas oportunidades”, comentou.

Homem com cabelos e barba preta está de costas para um painel com televisões e em frente a um notebook e televisão
Prefeito participou da abertura da V SAP

A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques também participou da V SAP e falou sobre a importância do evento e das formações de educadores. “É tempo de aprender, de aprofundar os nossos conhecimentos teóricos, de entender que os nossos conhecimentos precisam ser aplicados e vivenciados. Desejamos que todos possamos viver e trabalhar com nossos meninos e meninas. Vale sempre salientar que seremos lembrados eternamente na vida dos alunos, então que seja um papel amoroso, profissional, intencional para que consigamos trazer a qualidade da educação que nossos estudantes merecem pelas mãos de vocês, com trabalho e planejamento”, afirmou a professora.

Antes do início da primeira palestra, os educadores acompanharam a apresentação cultural da arte educadora, pesquisadora, contadora de histórias e graduada em psicologia, Mafuane Oliveira.

Em seguida, o Doutor em Comunicação e fundador do Projeto Escola do Futuro, que implantou e gerenciou programas de Ensino Híbrido e de Educação a Distância, professor José Moran, abriu a primeira conversa com os educadores, sob o tema “A nova era da educação: repensando o presente para projetar o futuro”. Moran é autor de diversos livros e, em cada uma das escolas municipais de Jundiaí, receberá um kit com os exemplares do professor, que farão parte das bibliotecas escolares.

Mulher, cabelos curtos e grisalhos, blusa azul, está lendo um livro e em frente a um notebook
Vastí lembrou que a formação é um momento para aprofundar os conhecimentos

O autor explanou sobre diversos pontos como a ideia de repensar o presente para olhar e preparar o projeto do futuro. “O presente está trazendo muitos desafios, situações estranhas, como também potentes e contraditórias. Aprendemos a ser resilientes. A escola é inserida na cidade e no mundo por meio do digital e o professor tem papel fundamental, pois é quem faz a conexão para que a aprendizagem aconteça. É o educador inspirador, que acolhe e faz com que o aluno tenha apoio, o professor indagador que apoia e traz novos desafios”, afirmou Moran.

O professor ainda lembrou que a tecnologia é tudo o que ajuda a representar, avaliar e não se resume ao digital. “ A tecnologia vai fazer o papel básico do treinamento de algumas habilidades, depois é preciso ter um ser humano para interagir, orientar, é fundamental. É tudo aquilo que favorece o encontro. Ela vai avançar, mas a essência da educação não é a tecnologia. Ela permite que os ambientes de aprendizagem se ampliem, permite que os alunos possam fazer projetos com estudantes de outras cidades, países, por exemplo. O híbrido é misturar as possibilidades”, disse.

Desemparedamento da escola

Moran salientou que o “Desemparedamento da Escola” é evidente e as literaturas trazem a necessidade de que as escolas tenham interação com as cidades. “Eu vejo como absolutamente necessários que as crianças vejam que a sala de aula é o mundo. O conceito de ensino híbrido mescla as possibilidades que temos hoje. Podemos aprender na praça, num aplicativo, com desenho, com jogos. As crianças já são bastante ativas, criativas, é preciso aproveitar isso”, afirmou.

Reunião on-line. à esquerda uma mulher, cabelos longos e morena gesticula e à direita, homem, com cabelos brancos
José Moran abordou a tecnologia, o ensino híbrido e a natureza

Sobre o que repensar na nova era da educação, o professor afirmou: “É preciso focar no que é mais importante, no acolhimento, no relacionamento em ambientes de confiança; misturar possibilidades, partir do humano, do encontro e da interação com os espaços e tempos de maneira mais aberta e flexível. Vamos desenhar o currículo em várias mãos, ouvindo o aluno, o contato com os espaços da cidade, o percurso individual que cada indivíduo, a aprendizagem em grupo presencial ou on-line, o desenvolvimento do projeto de vida, deixar o estudante criar a perspectiva de futuro, tudo isso faz parte do currículo vivo. Assim, é possível redesenhar as formas de ensinar e aprender a partir de todas as possibilidades que o mundo nos oferece”, declarou.

A V SAP prossegue na quinta (3) e sexta-feira (4), com atividades 100% on-line. Para saber mais sobre o evento basta acessar o site https://vsapjundiai.com.br/

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/02/02/escola-inovadora-sap-traz-o-repensar-sobre-a-tecnologia-a-natureza-e-o-ensino-hibrido/

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