Cerca de 600 pessoas impactadas pelas chuvas foram atendidas pela rede socioassistencial
Publicada em 03/02/2022 às 17:54Desde o final de semana, com o início da chuva intensa em toda a região, a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) prestou atendimento a cerca de 600 pessoas de Jundiaí, de 123 famílias de diversos bairros da cidade, principalmente no Jardim São Camilo, Sorocabana e no Vetor Oeste.
De alimentação, foram distribuídas neste período 50 cestas básicas e outras 180 refeições, entre café da manhã, almoço e jantar na Emeb Beatriz Blattner Pupo, no período em que ficou aberta excepcionalmente para alojar os desabrigados.
Também foram distribuídos 170 kits de limpeza, com água sanitária, detergente, bucha, balde, sabão em pedra, desinfetante, papel higiênico, vassoura e rodo para retirada de lama e sujeiras; 63 kits de higiene pessoal, com escova e pasta de dente, sachês com shampoo e condicionador, e sabonete em barra; além de 87 colchões (entre solteiros e infantis), 15 travesseiros e dez cobertores.
“Neste momento a rede socioassistencial concentra a sua atuação para diminuir os impactos sofridos pelas famílias mais vulneráveis, juntamente com outras equipes da Prefeitura, como a Defesa Civil, conforme orientação do prefeito Luiz Fernando Machado e do Comitê de Crise para Enfrentamento de Chuvas instalado pela Prefeitura”, explica a gestora da UGADS, Maria Brant.
Nos últimos dias, em vista da alta demanda e volume de chuvas, a Defesa Civil tem trabalhado com atendimento a ocorrências e vistorias. Atualmente, são 35 as casas interditadas no Município
Em janeiro, choveu em Jundiaí um total de 608 milímetros, quantidade superior à média dos últimos anos, de 427 milímetros. Somente entre a última sexta (28) e domingo (30), foram 232 milímetros. Já em fevereiro, o acumulado é de 60 milímetros.
Doações
Os interessados em contribuir com doações podem destinar os itens ao Fundo Social de Solidariedade (Funss), que intensificou a sua Campanha Permanente de Solidariedade para atender as demandas. O Funss fica no Parque da Uva e pode ser acessado pela avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 03, Anhangabaú. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h. Informações pelos telefones (11) 4589-6319 e 4589-6320.
A UGADS orienta ainda que os interessados em realizar doações diretamente no Vetor Oeste, um dos mais impactados, que procurem as Organizações da Sociedade Civil (OSC) Cáritas e Bom Pastor que atuam nos bairros e organizam, juntos ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras), as destinações dos itens.
Mesmo com a diminuição das chuvas, a Defesa Civil de Jundiaí segue com suas vistorias e atendimento à população em diferentes locais da cidade. Nesta quinta-feira (03), o bairro da cidade que teve o maior volume de chuvas foi o Fazenda Grande, com três milímetros. Outros bairros não chegaram a marcar nem um milímetro. Nas últimas 72 horas, o acumulado de chuvas foi de 60 milímetros.
Nas últimas 12 horas (de 5h às 17h desta quinta), o volume de chuva foi o seguinte:
- Fazenda Grande – 3 mm
- Roseira – 1 mm
- Jardim Tamoio – 1 mm
- Jardim Florestal – 1 mm
- Vila Graff – 0 mm
- Santa Gertrudes – 0 mm
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
23/12/2024
Prefeitura de Jundiaí alinha ações de apoio a Várzea Paulista
-
20/12/2024
Em Jundiaí, Programa Criança Feliz chega a 4.559 visitas em 2024
-
17/12/2024
Programa Família Acolhedora completa 15 anos com 117 crianças acolhidas
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
Baixe as fotos desta notícia na resolução original