Defesa Civil interdita quatro casas na Vila Roma na manhã desta quinta (3)

Publicada em 03/02/2022 às 15:53

Em continuidade ao trabalho de vistoria em áreas de risco, a Defesa Civil de Jundiaí fez a interdição de mais quatro casas na Vila Roma, região da Colônia, na manhã desta quinta-feira (3). As residências encontram-se à beira de um morro, onde, desde domingo, ocorreram deslizamentos de terra. As famílias foram notificadas e terão de sair do local. Elas continuam sendo acompanhadas pela Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS). Com essas ações, são 35 residências interditadas na cidade.

“No domingo, nós já havíamos vindo a essa região, onde interditamos três casas que ficam ao pé do morro”, explica o assessor especial da Defesa Civil, João Osório Gimenez Germano. “Naquela ocasião, ainda não era preciso fazer a interdição nas casas que ficam na parte alta. No entanto, de lá para cá o cenário mudou e houve mais deslizamento de terra, o que nos leva agora a agir no sentido de preservar vidas.”

O assessor especial da Defesa Civil, João Osório Gimenez Germano, está encostado no muro, olhando para baixo, para o morro em que ocorreu deslizamento de terra; ao fundo é possível ver as árvores do local e o teto de casas
Assessor especial da Defesa Civil, João Osório Gimenez Germano observa área com morro, ao lado de casa interditada

Nos últimos dias, a Defesa Civil tem trabalhado com atendimento a ocorrências e vistorias durante o dia todo, para dar conta da alta demanda de solicitações devido ao volume de chuvas. Em janeiro, choveu em Jundiaí um total de 608 milímetros, quantidade superior à média dos últimos anos, de 427 milímetros. Somente entre a última sexta (28) e domingo (30), foram 232 milímetros.

Em caso de necessidade, a Defesa Civil pode ser contatada pelos telefones 199 ou 4586-0666. O órgão orienta que em caso de fortes chuvas, ventos e descargas elétricas as pessoas evitem sair de casa e desliguem aparelhos das tomadas. Quem estiver no trânsito ou na rua, deve procurar abrigo em locais seguros.

Todo munícipe pode cadastrar seu celular, gratuitamente, para receber alertas meteorológicos da Defesa Civil via SMS. Os interessados devem enviar um SMS para o número 40199 com o Código de Endereçamento Postal (CEP) de interesse.

De baixo para cima, a área do morro em que ocorreu o deslizamento, com a casa acima e várias árvores e vegetação ao lado
Área de morro em que houve deslizamento de terra, sob as moradias que foram interditadas na Vila Roma

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/02/03/defesa-civil-interdita-quatro-casas-na-vila-roma-na-manha-desta-quinta-3%ef%bf%bc/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original