Guarda e PM realizam operação saturação na Ponte São João e Jardim São Camilo

Publicada em 03/02/2022 às 18:18

Uma nova ação intersetorial do programa Bairro Seguro foi realizada na manhã desta quinta-feira (03) nas regiões da Ponte São João e do Jardim São Camilo, com as participações da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) e da Polícia Militar (PM) e de equipes da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e de Fiscalização do Comércio. Além das ações de segurança na região, a operação também fiscalizou pontos de comércio de sucatas e realizou a abordagem de pessoas em situação de rua para inclusão nos serviços socioassistenciais. Cerca de 10 viaturas entre todos os serviços envolvidos participaram da ação.

As forças de segurança, representadas pelo Apoio Tático e Canil da GMJ e da PM, inspecionaram os pontos de comércio ilegal de sucata que haviam sido fechados o ano passado e que seguem inativos desde então. Foram fiscalizados ainda outros seis pontos de venda regular, mas todos apresentaram alvará de funcionamento em dia e não houve apreensões.

“Esta foi mais uma ação que a GMJ realiza de modo intersetorial para aumentar a presença das forças de segurança no local e averiguar os locais de receptação, os chamados ferros velhos. Essa operação saturação na região da Ponte São João não tem hora e nem dia para terminar. Por meio do Bairro Seguro, seguiremos realizando o patrulhamento comunitário e aproximando a corporação dos moradores, com o apoio da rede socioassistencial à população em situação de rua ali presente”, explicou o comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno.

Dois homens com uniformes de guardas e outros dois homens com calças e camisetas e colete onde se lê "Fiscalização do Comércio" em frente a uma casa feita de blocos e parte da parede cimentada, com um portão verde e uma porta de metal e vidros
As equipes inspecionaram os pontos de venda de sucata ilegais que haviam sido fechadas e consultaram a documentação dos pontos regulares

O número de chamadas da GMJ na Ponte São João caiu 57% na comparação entre os meses de junho e dezembro de 2021. O período coincide com o início dos trabalhos do plano de ação de revitalização da região, com a implantação de uma Base Móvel da GMJ, parte do programa Bairro Seguro, que conta também com duas viaturas destacadas unicamente para patrulhar os bairros e 11 câmeras de videomonitoramento.

Outra frente da operação realizada esta manhã pela GMJ foi em conjunto com a UGADS e as equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), em diversos pontos do bairro e ao longo da rua José Maria Whitaker. No total, 21 pessoas aceitaram as abordagens das equipes e cinco delas aceitaram os encaminhamentos para serviços da rede, sendo quatro deles encaminhados para a Casa de Passagem e um para o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Álcool E Drogas.

A assessora da UGADS Renata Mangieri explica a atuação da rede socioassistencial. “O objetivo das ações da rede voltada à população em situação de rua é estabelecer vínculo com os usuários, entender suas demandas, aproximá-los dos serviços existentes e trabalhar no seu processo de retomada de protagonismo de vida. A ação desta manhã foi mais uma que realizamos na região, priorizando os encaminhamentos para higiene pessoal e alimentação, e, em seguida, realização da escuta técnica.”

Sempre que alguém identificar pessoa em situação de rua, a orientação da UGADS é pelo encaminhamento da pessoa ao Centro Pop, porta de entrada da rede sociassistencial para este serviço, e que funciona rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro, ou acionar o SEAS pelo telefone (11) 98531-0146, 24 horas por dia. A rede é composta ainda pelos serviços de casa de passagem, abrigo e república, e promove também o recâmbio de indivíduos para o Município de origem. Somente no ano passado, foram oferecidos 1.390 recâmbios, por meio de passagem de ônibus e trem.

Pessoas com roupas uniformizadas de azul e verde, além de homens com uniformes de policiais., em jardim com árvores e lixo acumulado
No total, foram 21 as pessoas abordadas e cinco delas aceitaram encaminhamento para os serviços da rede

As ações realizadas fazem parte do plano de ação que está em execução na região, e terão seguimento com a manutenção da lei, da ordem e da zeladoria nas ruas. Em breve a Prefeitura substituirá as luminárias atualmente de vapor de sódio e mercúrio por lâmpadas de led, o que permitirá melhoria na iluminação dos espaços e maior segurança para os moradores.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/02/03/guarda-e-pm-realizam-operacao-saturacao-na-ponte-sao-joao-e-jardim-sao-camilo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original