Chuva em grande quantidade deve atingir Jundiaí a partir de domingo

Publicada em 04/02/2022 às 18:22

A Defesa Civil do Estado informa que, entre o próximo domingo (06) e terça-feira (08), há previsão de chuvas fortes, com a possibilidade de tempestade, seguidas por raios, ventos e granizo na região de Campinas, onde está Jundiaí. São esperados 132 milímetros de chuva nesse período de 72 horas. A Defesa Civil fará o monitoramento de diferentes áreas em tempo real, por meio de pluviômetros espalhados pela cidade.

Desde o último domingo (30), tem chovido em grande intensidade em Jundiaí. A Defesa Civil atendeu mais de 100 chamadas, que geraram mais de 70 ocorrências e 35 interdições de residências até a tarde desta sexta-feira (04). Ainda há vistorias marcadas para os próximos dias.

Ao fundo, um profissional da Defesa Civil, de colete e abaixado, faz um foto do local; à frente, outro profissional coloca a mão na rachadura do chão, para ter ideia de seu tamanho
Técnicos da Defesa Civil fazem análise em rua em que o asfalto sofreu rachadura, no bairro Santa Gertrudes

Na manhã desta sexta (04), técnicos da Defesa Civil fizeram uma vistoria no fim da rua Benedito Aparecido Ribeiro dos Santos, no bairro Santa Gertrudes, onde as chuvas causaram rachaduras no asfalto e no muro de uma residência. Foi constatado que não há risco de desmoronamento em um morro no fim da mesma rua, já que o local possui um muro de sustentação. No caso do asfalto, as rachaduras ocorreram porque uma galeria de escoamento estava entupida, o que fez com que a água acumulasse. Engenheiros da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos foram ao local para fazer a avaliação da área e o levantamento do que deverá ser feito, mediante programação.

“A Defesa Civil trabalha 24 horas, sete dias por semana”, observa o assessor especial da Defesa Civil, João Osório Gimenez Germano. “No entanto, tentamos fazer nossas vistorias sempre durante o dia, quando a luz é melhor para as avaliações de residências e outras estruturas.” Sobre a previsão de chuvas para os próximos dias, Gimenez lembra que, quando o volume ultrapassa 80 milímetros em 72 horas, a cidade entra em estado de atenção. “Se essa quantidade de chuva chegar em tempos mais espaçados, certamente não teremos problemas. O que preocupa é a grande quantidade de água em um curto período de tempo, bem como o fato de o solo já estar encharcado devido às chuvas dos últimos dias.”

Em caso de necessidade, a Defesa Civil pode ser contatada pelos telefones 199 ou 4586-0666. O órgão orienta que em caso de fortes chuvas, ventos e descargas elétricas as pessoas evitem sair de casa e desliguem aparelhos das tomadas. Quem estiver no trânsito ou na rua, deve procurar abrigo em locais seguros.

Todo munícipe pode cadastrar seu celular, gratuitamente, para receber alertas meteorológicos da Defesa Civil via SMS. Os interessados devem enviar um SMS para o número 40199 com o Código de Endereçamento Postal (CEP) de interesse.

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/02/04/chuva-em-grande-quantidade-deve-atingir-jundiai-a-partir-de-domingo/