Escola Inovadora: V SAP encerra após três dias de palestras
Publicada em 04/02/2022 às 19:25A primeira formação para todos os educadores do ano letivo de 2022 do programa Escola Inovadora, da Unidade de Gestão de Educação foi encerrada nesta sexta-feira. Sob o tema “O natural, o digital e o ensino híbrido: caminhos para a nova era da educação”, a V SAP (Semana de Atualização Pedagógica) foi realizada 100% on-line e abre o ano letivo de 2022.
O último dia de palestras contou com a participação da especialista em Educação Lúdica, Psiscomotricidade e Educação Inclusiva, Ana Carol Thomé, que abordou a “Educação, natureza e os tempos digitais”. Em seguida, a Doutora em Educação – Ensino de Ciências e Matemática, Mestre em Didática, Eliane Reame da Silva, falou sobre “Desemparedamento em Matemática: equidade, transversalidade e protagonismo”. No período da tarde, Beatriz Gouveia, Mestre em Psicologia da Educação, conversou com os educadores sobre “O fio das miçangas: A leitura literária, os leitores e a rede colaborativa de formação”.
O encerramento da SAP foi com a gestora de Educação e Mestre em Educação, Vastí Ferrari Marques, a Assessora Pedagógica do Programa Criança e Natureza do Instituto Alana e Mestre em Educação, Paula Mendonça, e o pedagogo dedicado ao desenvolvimento do ser humano, Sebastião Guerra, que trataram sobre “Processo de ação-reflexão-ação no trabalho educativo.
Vastí abriu a conversa lembrando que a educação municipal vista hoje é um alinhavo da história da educação municipal, que vem sendo construída há 76 anos. “Estamos construindo juntos a história de Jundiaí e foi nessa planejar a nova era da educação que convidamos o Instituto Alana para pensarmos juntos num caminho a percorrer. Chegamos então à conclusão que deveríamos partir da pesquisa, pensando na escuta de todos os atores educacionais e então chamamos o Sebastião para desenvolver esse trabalho”, explicou a gestora.
Paula também enfatizou que o desemparedamento da escola, da infância, é sistêmico. “O próprio modo de vida urbano das crianças impõe uma rotina onde se passa a maior parte do tempo em ambientes fechados. Pesquisas mostram que isso tem sido prejudicial para o desenvolvimento infantil e esse cenário se agravou com a pandemia. A Alana trabalha por meio do programa Criança e Natureza com ações intersetoriais para pensar em como as cidades vêm recebendo suas crianças e a escola tem papel enorme neste contexto”.
Sebastião pontuou que para desenvolver a investigação e a aprendizagem é necessário criar bons critérios. “Para entender o processo em Jundiaí era necessário dar voz aos atores educacionais e, a para que, a partir das experiências pudéssemos aprender, ressignificar os próximos passos”.
O pedagogo apresentou o trabalho realizado por meio de colheitas de dados. Foram 1.717 respostas, de 248 formulários aplicados nos três eixos da Escola Inovadora: Ambiência Escolar, Qualidade da Educação e Formação dos Educadores.
Ao explanar sobre os resultados, Vastí lembrou que o programa Escola Inovadora é um conceito de trabalho pedagógico. “Educadores, pensem nas possibilidades de pensar, brincar, estudar, pensar em projetos que consigamos aproveitar os ambientes escolares e externos. Para as nossas escolas, estamos trabalhando com a organização dos espaços escolares com água, areia, escalada, horta escolar e painéis sonoros que estarão presentes em todas as escolas”, afirmou.
A gestora ainda lembrou sobre o ensino híbrido e comentou sobre os recursos tecnológicos que serão disponibilizados neste ano. “Todas as escolas do Ensino Fundamental estão recebendo os laboratórios móveis com 40 chromebooks, lousas interativas e tablets para as salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) do Programa Estudo É Tudo e para os meninos e meninas que constam no Bolsa do Povo. Temos também a programação robótica com o rob para todas as escolas de Educação Infantil, as oficinas makers para as escolas de tempo integral do Ensino Fundamental, jogos em libras para que as crianças aprendem palavras de comunicação e estimulação para essa língua, livros paradidáticos para as bibliotecas escolares, conjunto de livros para a biblioteca do educador, site da Educação e teremos o APP para os educadores da rede”, declarou.
Na integração para o ensino híbrido Paula ainda enfatizou que o desemparedamento ainda permeia os espaços teóricos com muito cuidado. “Estamos pensando sempre que currículo, conteúdo, intencionalidade pedagógica precisam estar presentes no desemparedamento, pois não é somente sair da sala de aula é uma postura,um comportamento que nós adquirimos, um jeito novo de olhar para a infância e aprendizagens”.
Para finalizar a palestra, Sebastião trouxe a resposta que as crianças deram ao serem questionadas “O pátio da escola, ou outro espaço fora da sala de aula , para você é lugar de que?. “A maioria das crianças responderam que elas aprendem e brincam, elas não separam as atividades.
Todas as palestras da V SAP contaram com a tradução em libras e ficará disponibilizada na Sala de Aula Virtual para que os educadores possam acessar e assistir quando precisarem.
Assessoria de Imprensa
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