Jundiaí realiza capacitação para técnicos da Saúde do município sobre chikungunya

Publicada em 06/02/2022 às 10:00

Com alerta emitido pela Secretaria de Estado da Saúde sobre o risco de, neste ano, ocorrer surtos de chikungunya em todas as regiões paulistas, a Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), promoveu capacitação aos profissionais do município sobre o tema, com a participação de especialistas da cidade de Santos, município que registrou grande número de casos da doença no ano passado.

Chikungunya – assim como a dengue e a zika -, é uma arbovirose transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O controle da doença está diretamente relacionado à redução da população de mosquitos no ambiente. Além de sintomas semelhantes, como febre alta e dor nas articulações, a patologia pode acarretar complicações como a dificuldade respiratória e comprometimentos que demandam cuidados especializados posteriormente à recuperação. No entanto, a doença também pode evoluir negativamente, levando a pessoa à morte.

Descrição da imagem: foto de tela de computador com reunião virtual e apresentação de dados sobre a arbovirose chikungunya
Encontro virtual apresentou os sintomas, riscos e a atenção que deve ser dada à arbovirose chikungunya

O evento, denominado Encontro Vigilância em Saúde, com o tema ‘Aspectos clínicos e epidemiologia da Chikungunya’, contou com palestras da médica infectologista da Vigilância Epidemiológica de Santos Dra Nívia Torres dos Santos e da enfermeira Dra Carolina Ozawa, coordenadora da Vigilância em Saúde em Saúde de Santos. O encontro realizado virtualmente, contou com duas turmas, com a participação de 130 técnicos do município de Jundiaí.

Segundo o gerente da VISAM, Carlos Ozahata, o foco do encontro foi promover o tema e esclarecer dúvidas sobre a doença, que tem risco de gerar surto em todo o Estado do São Paulo. “O esclarecimento sobre como é o comportamento da doença, os sintomas, o diagnóstico e o tratamento, em uma conversa com técnicos que vivenciaram o aumento no número de casos no ano passado, é importante para que os nossos profissionais recebam informações ricas para o uso no cotidiano, lembrando que estamos chegando ao período de maior ocorrência de casos de arboviroses em Jundiaí”, lembra.

No ano passado, Jundiaí registrou quatro casos positivos para a doença, sendo dois com transmissão autóctone, ou seja, contaminação no território de Jundiaí.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/02/06/jundiai-realiza-capacitacao-para-tecnicos-da-saude-do-municipio-sobre-chikungunya/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original