Cursos gratuitos garantem a formação dos contemplados do Benefício Social Emergencial
Publicada em 07/02/2022 às 12:02Além do pagamento para os contemplados e das jornadas colaborativas em equipamentos públicos municipais, o Benefício Social Emergencial da Prefeitura possui em sua formatação o cumprimento de Jornadas Formativas por parte de seus contemplados. Com o intuito de dar subsídios educacionais, as formações gratuitas possuem grade semanal de quatro horas em ambientes multiplataformas.
O benefício foi lançado no ano passado, voltado às famílias em situação de vulnerabilidade impactadas pela pandemia e selecionadas por meio do cruzamento de dados de referenciados nos equipamentos da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS).
“As jornadas formativas são contrapartidas que os beneficiários devem cumprir e cujas formações trazem elementos tanto para as atividades que deverão executar pela jornada colaborativa quanto para a vida. Para realizar as formações, contamos com importantes parceiros, como a Escola de Gestão Pública (EGP) e uma plataforma de cursos gratuitos ‘1 milhão de Oportunidades’ do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)”, explica a gestora da UGADS, Maria Brant.
Nesta segunda-feira (07), os contemplados pelo segmento Jovem do Benefício e que prestam jornada colaborativa no restauro e catalogação de objetos de valor histórico no Complexo Fepasa participaram de tutorial para a plataforma de cursos da Unicef. O encontro foi realizado na EGP e mediado pela educadora social Edilaine Cardoso da Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional da UGADS.
Edilaine explicou a formatação da plataforma de cursos. “Hoje os jovens estão acompanhando este tutorial de como seguir os cursos propostos nesta plataforma. Cada tema é chamado de ‘Trilhas Digitais’ e contemplam conceitos e propostas práticas para, por exemplo, as criações de podcasts, identidade visual, vídeo, sites, fotografia, aplicativo, além de como falar em público e empreendedorismo”.
Também na EGP são realizados cursos voltados para recepcionadas, manutenções e zeladoria em geral e limpeza, demais segmentos do Benefício.
Ainda na manhã desta segunda (07), os beneficiários que atuam na Jardinagem e servidores do setor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) participaram de curso sobre manutenção de jardins com o técnico Andson Souza. O encontro foi realizado na sala Jahyr Accioly de Souza do Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão.
Roberto da Silva, de 65 anos, presta apoio como jardineiro na Fábrica das Infâncias Japy. “Apesar da experiência como jardineiro é sempre uma oportunidade a mais para aprender e levar os novos conhecimentos para a vida. Sem contar o benefício, que tem ajudado nas compras da casa, aluguel e remédios”. E complementa: “Já trabalhei no supermercado que ficava instalado onde hoje está a Japy e agora estou de volta lá, como jardineiro, profissão a que me dedico há mais de uma década”.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
27/12/2024
Arquivo Histórico levará o nome da professora Maria Angela Borges Salvadori
-
27/12/2024
Parceria com a Dinamarca garante mais um intercâmbio para bailarinos da Cia. Jovem de Dança
-
27/12/2024
Museus em Jundiaí são atração no mês de dezembro
-
20/12/2024
Em Jundiaí, Programa Criança Feliz chega a 4.559 visitas em 2024
Baixe as fotos desta notícia na resolução original