Cursos gratuitos garantem a formação dos contemplados do Benefício Social Emergencial

Publicada em 07/02/2022 às 12:02

Além do pagamento para os contemplados e das jornadas colaborativas em equipamentos públicos municipais, o Benefício Social Emergencial da Prefeitura possui em sua formatação o cumprimento de Jornadas Formativas por parte de seus contemplados. Com o intuito de dar subsídios educacionais, as formações gratuitas possuem grade semanal de quatro horas em ambientes multiplataformas.

O benefício foi lançado no ano passado, voltado às famílias em situação de vulnerabilidade impactadas pela pandemia e selecionadas por meio do cruzamento de dados de referenciados nos equipamentos da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS).

Sala de aula com diversos monitores de computadores em fileiras de mesas de madeira, com jovens usando máscaras
Cursos são fornecidos em parceria com a Escola de Gestão Pública (EGP) e com a Unicef

“As jornadas formativas são contrapartidas que os beneficiários devem cumprir e cujas formações trazem elementos tanto para as atividades que deverão executar pela jornada colaborativa quanto para a vida. Para realizar as formações, contamos com importantes parceiros, como a Escola de Gestão Pública (EGP) e uma plataforma de cursos gratuitos ‘1 milhão de Oportunidades’ do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)”, explica a gestora da UGADS, Maria Brant.

Nesta segunda-feira (07), os contemplados pelo segmento Jovem do Benefício e que prestam jornada colaborativa no restauro e catalogação de objetos de valor histórico no Complexo Fepasa participaram de tutorial para a plataforma de cursos da Unicef. O encontro foi realizado na EGP e mediado pela educadora social Edilaine Cardoso da Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional da UGADS.

Edilaine explicou a formatação da plataforma de cursos. “Hoje os jovens estão acompanhando este tutorial de como seguir os cursos propostos nesta plataforma. Cada tema é chamado de ‘Trilhas Digitais’ e contemplam conceitos e propostas práticas para, por exemplo, as criações de podcasts, identidade visual, vídeo, sites, fotografia, aplicativo, além de como falar em público e empreendedorismo”.

Também na EGP são realizados cursos voltados para recepcionadas, manutenções e zeladoria em geral e limpeza, demais segmentos do Benefício.

Sala de prédio histórico com forro e pavimento de madeira, com homem em pé usando máscara lecionando, e homens e mulheres usando máscaras, sentados em cadeiras de estofado azul posicionadas, e com projetor de vídeo e computador sobre mesa branca quadrada de madeira
Já no Museu, a turma passou nesta manhã por formação sobre manutenção de jardins

Ainda na manhã desta segunda (07), os beneficiários que atuam na Jardinagem e servidores do setor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) participaram de curso sobre manutenção de jardins com o técnico Andson Souza. O encontro foi realizado na sala Jahyr Accioly de Souza do Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão.

Roberto da Silva, de 65 anos, presta apoio como jardineiro na Fábrica das Infâncias Japy. “Apesar da experiência como jardineiro é sempre uma oportunidade a mais para aprender e levar os novos conhecimentos para a vida. Sem contar o benefício, que tem ajudado nas compras da casa, aluguel e remédios”. E complementa: “Já trabalhei no supermercado que ficava instalado onde hoje está a Japy e agora estou de volta lá, como jardineiro, profissão a que me dedico há mais de uma década”.

Homem de cabelos grisalhos e olhos claros usando máscara e boné pretos, camisa branca de gola, com óculos de sol pendurado na gola, com sacada de metal e jardim com árvores de diversos tamanhos ao fundo
Pela jornada colaborativa, Roberto apoia como jardineiro, profissão a que se dedica há mais de uma década

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/02/07/cursos-gratuitos-garantem-a-formacao-dos-contemplados-do-beneficio-social-emergencial/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original