Escola Inovadora: EMEB Judith Arruda promove Estações dos Saberes com aulas de libras para os estudantes

Publicada em 11/02/2022 às 10:12

O ano letivo de 2022 na rede municipal de ensino teve início na última quarta-feira (9). Nesta semana, as escolas desenvolvem atividades no período de adaptação para receber os novos e antigos estudantes. A EMEB Professora Judith Almeida Curado Arruda recepciona as 22 turmas, que estudam em período integral, com uma proposta dividida em estações, sendo uma delas com intérpretes de libras, que ensinam a língua brasileira de sinais para as crianças.

A diretora da escola, Giuliana Trazzi Marcellino explica que a ideia é que, nos dias de adaptação, os estudantes possam estar em contato com toda equipe docente e todos os lugares da escola. “A equipe ocupa os diferentes ambientes com propostas a serem vivenciadas por cada turma. É uma pequena mostra do que eles vão vivenciar durante o ano”, afirma.

Homem está com os braços abertos e corpo mais inclinado para a esquerda, ele faz simulação de que está surfando. Crianças estão sentadas no chão, com uniforme branco e azul, assistindo às interpretações.
Estudantes passaram pela Estação sobre linguagem dos sinais

Os estudantes passam pelas estações de Leitura, em língua inglesa e em libras, com aulas divertidas e participativas com os intérpretes da ATEAL (Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem). “Os intérpretes atuam na escola em revezamento, para fazer a tradução a um dos nossos alunos. Com essa estação, os demais estudantes aprendem alguns sinais para que possam se comunicar com o amigo que utiliza a libras”, conta Giuliana.

Neste momento as outras estações vivenciadas pelos estudantes são Arte, desenvolvida no Espaço das esculturas Lygia Clarck; Esporte com slackline no parque da árvore; Jogos em percursos pintados e Musical, no painel sonoro.

A aluna Ana Clara Silva de Pietro, 10 anos, é aluna do 5º A e estuda na EMEB Judith desde o início do Ensino Fundamental e aprovou o programa de adaptação. “É bom para as crianças pequenas se adaptarem, conhecerem e saberem que é bom estudar aqui. Aqui na escola já tivemos aulas de libras, parou por conta da pandemia, mas já sabemos o abecedário, os animais e conseguimos nos cumprimentar em libras. É muito importante para poder nos comunicar com os amigos que só utilizam libras”, afirmou a estudante.

Garota, com cabelos castanhos escuros, preso, com máscara branca com desenhos em preto de animais. Ela está usando uniforme branco com detalhes azuis na gola e nas mangas.
Ana Clara conta que já sabe cumprimentar os amigos em libras

Em toda a rede municipal são 21 estudantes, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos, com deficiência auditiva que contam com intérpretes em libras. Para ampliar o conhecimento da língua de sinais para os estudantes, a Unidade de Gestão de Educação traz, a partir de 2022, jogos em libras. “A ideia é ofertar mais esse recurso para que as crianças possam vivenciar a Libras de forma divertida e interativa. É o programa Escola Inovadora atuando mais uma vez para oferecer a acessibilidade a todos os nossos estudantes”, explica a diretora do Departamento de Educação Inclusiva, Karina Verardo.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/02/11/escola-inovadora-emeb-judith-arruda-promove-estacoes-dos-saberes-com-aulas-de-libras-para-os-estudantes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original