Feira Pop: acolhidos pela Rede Pop Rua expõem para venda artesanato produzido em oficinas

Publicada em 11/02/2022 às 16:49

O Paço Municipal recebeu nesta sexta-feira (11) mais uma edição da Feira Pop. A iniciativa, que antes da pandemia era realizada mensalmente e que conta com cronograma de retomada, traz para exposição e venda o artesanato produzido em oficinas promovidas pela Rede Pop Rua, a rede socioassistencial voltada para a população em situação de rua.

Com itens à venda como artigos decorativos, suporte para plantas, caixas e espelhos, a Feira contou com a participação do Centro Pop da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), além das Organizações da Sociedade Civil (OSC) Serviço de Obras Sociais (SOS), Casa Santa Marta e SOS Cristão, contratadas para a prestação dos serviços de casa de passagem e abrigos.

Pessoas com máscaras faciais dentro de vão livre do Paço Municipal com itens de artesanato à mostra sobre mesas
Feira Pop volta a ser realizada mensalmente no térreo do Paço Municipal

“Além da geração de renda para os usuários, a proposta da Feira Pop é criar uma oportunidade para que todos conheçam o trabalho realizado pela Rede Pop Rua para a retomada de protagonismo de vida dos usuários. O processo de saída das ruas envolve diversos fatores e depende da inclusão a pessoa na rede de serviços, onde é feita escuta especializado e é criado um plano individualizado de acompanhamento. Este é o alerta que fazemos por meio da campanha Menos Esmola Mais Dignidade, sobre a importância do encaminhamento dos usuários para o serviço, para que eles estejam inseridos nessas capacitações e na geração de renda”, explicou a assessora da UGADS Renata Mangieri.

Um dos expositores da feira, Alan da Silva, de 31 anos, revezava-se entre o atendimento aos clientes, a organização da barraca e a produção para venda de mais um bordado livre em bastidor, técnica que está aprendendo na oficina da professora Ana Luiza Ferreira, na Casa de Passagem, onde se encontra acolhido desde janeiro, quando chegou a Jundiaí. “ A rua não é boa para ninguém. Quero mudança, alugar uma casa, conseguir um emprego. Eu peço esmola, mas ela só me faz ficar mais acomodado, só me ajuda a querer ficar mais tempo na rua”.

O valor das vendas é revertido para os participantes das oficinas e para a compra de novos materiais.

Homem de cabelo curto, camiseta esportiva com listras brancas e azuis, máscara no rosto e tatuagens nos braços, pendura objeto de madeira em estrutura de ferro onde há sacos de panos e outros objetos, dentro de ambiente fechado com corredores e andares superiores.
Alan revezou sua atenção entre o atendimento aos clientes, a organização da barraca e a produção mais produtos para venda

A próximas edições da Feira Pop no Paço serão realizadas às sextas-feiras, nos dias 11 de março, 29 de abril, 13 de maio, 10 de junho, 15 de julho, 12 de agosto, 16 de setembro, 14 de outubro, 11 de novembro e 16 de dezembro, Sempre das 9h às 17h.

Os interessados em conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pela Prefeitura ou adquirir os produtos resultado das oficinas dos usuários pode visitar os equipamentos que compõem a Rede Pop Rua, como o Centro Pop (rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro – Telefone (11) 4589-6361), a Casa de Passagem (avenida Aristeu Dagnoni, s/n, Vila Argos) e demais abrigos.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/02/11/feira-pop-acolhidos-pela-rede-pop-rua-expoem-para-venda-artesanato-produzido-em-oficinas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original