Professora do CMEJA está entre os finalistas do prêmio Educador Nota 10

Publicada em 13/02/2022 às 09:00

Os educadores da rede municipal de ensino de Jundiaí destacam-se novamente no cenário nacional. A professora do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA) Prof. Dr. André Franco Montoro, Djenane Vieira dos Santos Silva, é uma das 50 finalistas do Prêmio Educador Nota 10, indicada pelo trabalho de artes “O Corpo Político”, desenvolvido com os jovens e adultos do Ensino Fundamental, em 2020.

A proposta de Djenane foi trabalhar com performance fazendo o uso do corpo como instrumento da arte. “Com isso rompemos tabus e preconceitos relacionados a gênero, classe, raça, opressões, desigualdades e padrões de beleza. Performance é arte e posicionamento político, demanda estudo, processo de criação e intencionalidade”, afirma a professora que também é pesquisadora.

Imagem mostra mulher negra, segurando um livro aberto nas mãos, Ela é professora e está dando aula na frente de uma sala com alunos
Djenane é uma das 50 finalistas do Prêmio Educador Nota 10

Por conta das aulas remotas no período do trabalho, Djenane criou um site, dentro da plataforma oferecida pela Unidade de Gestão de Educação, comunicação via aplicativo de mensagens, formulários on-line, entre outros recursos. Assim, todo o material das aulas podia ser consultado pelos jovens e adultos no horário mais conveniente para eles. 

A professora trabalhou com temas como racismo estrutural e institucional, homofobia, sexismo, gordofobia. Para enriquecer e oferecer uma base de conhecimento aos estudantes sobre o sentido da arte contemporânea, Djenane convidou grandes artistas que trataram sobre importantes temas. “Foram conversas virtuais de duas, três horas de duração, que contaram com a participação e engajamento dos alunos”, lembra a docente. 

Participaram os artistas, que retratam o corpo e suas simbologias, o escultor Flávio Cerqueira, a multiartista indígena Márcia Kambeba e o performer Rodrigo Severo. Outras atuações relevantes na área, como as de Marina Abramovicz e Renata Felinto, foram organizadas em um site pela professora. No trabalho final do curso, apoiado na música O pulso, dos Titãs, que pode ser assistido no YouTube, os estudantes participaram e se expressam com o corpo, por meio da arte. 

A professora e pesquisadora comenta sobre a alegria de ser uma das finalistas do Prêmio. “Fiquei surpresa e muito feliz, mas ainda mais feliz em estar entre professores e projetos incríveis e que o trabalho foi lido e julgado por tantos profissionais notórios”, afirma. 

A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques parabeniza a professora finalista. “Ficamos muito felizes com a indicação e parabenizamos o trabalho da Djenane, que trouxe para o debate temas tão importantes não só para a educação, como também para a sociedade. O programa Escola Inovadora sempre estimula que os educadores estudem, pesquisem e tragam novas propostas para o ensino”, afirma. 

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/02/13/professora-do-cmeja-esta-entre-os-finalistas-do-premio-educador-nota-10/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original