Espaço Jundiaí Empreendedora é inaugurado para fomentar empregos, negócios e inovação

Publicada em 15/02/2022 às 13:28

Com o objetivo de criar novos empregos e oportunidades de negócios, o programa Jundiaí Empreendedora inaugurou nesta terça-feira pela manhã um espaço físico, de fácil acesso à população, no Maxi Shopping no Piso G3 – Ala Oeste. A área tem 400 metros quadrados e abrigará diferentes serviços como o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), Banco do Povo, Sebrae Aqui, DAE, Seguro Desemprego, Vigilância Sanitária, Balcão do Empreendedor, Exporta + Jundiaí – orientação para importação e exportação, atendimento para pessoas com deficiência – emprego e recolocação profissional, orientação ao produtor rural, feirante, artesão e turismo, startups – orientação para aderir ao Campus Jundiaí e também contará com área de ‘coworking’, incubadora de startups, salas de recrutamento e entrevista para empresas, capacitação de mão de obra, entre outros.

Com modelo inovador de agendamento de atendimentos todo on-line, o local é dividido em quatro ambientes: Coworking, Atendimento, Sala de Entrevistas e Sala de Treinamento. O atendimento será das 8h até 17h e no período noturno estará aberto para cursos de qualificação nas salas de aula, no horário do shopping (até 22h). Todos atendimentos são feitos por meio de agendamento semelhante ao da vacina, pelo link

Prefeito Luiz Fernando Machado com máscara preta dá a mão para munícipe de camiseta e boné pretos observados por duas mulheres de camiseta brancas que atendem no local
Prefeito Luiz Fernando Machado acompanha os atendimentos no primeiro dia do Espaço Jundiaí Empreendedora

O Coworking conta com área moderna e estações bem divididas para networking e geração de novos negócios com wi-fi de alta velocidade disponível, além de aproximar as pessoas ao novo Ecossistema de Inovação de Jundiaí – Campus Jundiaí.

No Atendimento estarão todos os serviços oferecidos pela Prefeitura dedicados ao empreendedor, ao trabalhador, ao prestador de serviços e ao empresário em um único espaço de atendimento.

A Sala de Entrevistas será espaço exclusivo para realização de processos seletivos e as Salas de Treinamento é dedicada aos cursos de capacitação e qualificação profissional – Programa Qualifica Jundiaí. O espaço é modular com divisória acústica retrátil, permitindo a sua transformação em duas salas de 16 lugares cada ou uma única sala com 32 lugares. Espaço exclusivo de acordo com sua demanda.

“Promover ambiente inovador, empreendedor e tecnológico são metas da gestão de uma Cidade Inteligente e conectada, com objetivo de gerar emprego e renda para a população. Temos que ser indutor das empresas, do emprego, da renda e do empreendedorismo e não inibidor. Nossa dinâmica é fazer que a cidade se desenvolva e que as pessoas façam parte deste desenvolvimento. Cidade boa é cidade que tem emprego. Esse espaço será aglutinador e fomentador de tudo isso”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado

Prefeito Luiz Fernando Machado, ao lado de José Antônio Parimoschi, Guilherme Campos, Cristiano Lopes ao lado dos servidores que irão atender no local. Todos de camiseta branca em pé
Espaço Jundiaí Empreendedora contará com 20 servidores que atenderão a população

O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, lembra que o Jundiaí Empreendedora virou política de Estado, com projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal. “O espaço físico representa mais um passo importante para seguirmos estimulando novos negócios no município e fortalecer a economia da cidade, além de trazer a inovação para o atendimento público. Jundiaí investe neste espaço que vai potencializar a vinda de novos negócios para o município, além de estimular o empreendedorismo local. Esse ciclo traz empregos de boa qualidade e gera oportunidades e empregos”, explica.

Cristiano Lopes, gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia afirma que o local será o Espaço do emprego, negócios e inovação da cidade. “É um espaço de fácil acesso e que sem dúvida somará ainda mais nos nossos esforços para levar mais renda e oportunidade para todos. A chegada do Espaço Jundiaí Empreendedora será um estímulo a geração de novas vagas de trabalho, atração de novas empresas, de olho na modernidade e no futuro.”

O diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Guilherme Campos, enalteceu o novo espaço em Jundiaí. “O Sebrae cuida de empreendedores, sejam os que já iniciaram o seu negócio, ou as pessoas que querem começar um negócio. Não conseguimos atingir todos os setores sem a ajuda de parcerias como as realizadas com as prefeituras. Este espaço é de grande valia e terá a missão de tornar a vida do empreendedor cada vez menos difícil no seu negócio. Quem dá a cara, a alma da cidade é o empreendedor local.”

Servidor olha o computador em mesa de madeira em frente acrílico de proteção
Mais de 14 serviços serão oferecidos no local

O local contará com uma startup do Programa Campus Jundiaí desenvolvendo solução para o comércio e serviço da cidade.

Participaram da inauguração os vereadores Antonio Carlos Albino, Adilson Roberto Pereira Junior (Juninho), Douglas Medeiros, José Antonio Kachan Junior, Quezia de Luca, Márcio Cabeleireiro e Romildo Antônio da Silva, além do vice-prefeito Gustavo Martinelli.

JUNDIAÍ EMPREENDEDORA
Jundiaí Empreendedora virou política de Estado, com projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal. Com a legislação, aprovada em dezembro, foram regulamentadas doze ferramentas que compõem o programa Jundiaí Empreendedora: Portal, Espaço Físico, coworking público, Acessa Jundiaí, Balcão Exporta+Jundiaí, Plano de Desenvolvimento Local, Rodadas de Negócios Internacional e Nacional, Fomento às Empresas Juniores, Sistema Jundiaí de Inovação, Qualifica Jundiaí, Jundiaí Empreendedora nas Comunidades e Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos.

O espaço físico é a segunda etapa do programa. Em maio de 2021, lançamos a plataforma digital Jundiaí Empreendedora, que engloba todos os serviços da prefeitura para negócios, com vagas de emprego, guia de comércio, apoio ao empreendedor, entre outros. Estamos com mais de 750 mil acessos, mais de 600 comércios cadastrados, mas de onze mil ofertas de emprego já divulgadas neste tempo.

Imagens sobre o evento e o espaço podem ser conferidas no Flickr da Prefeitura de Jundiaí.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/02/15/espaco-jundiai-empreendedora-e-inaugurado-para-fomentar-empregos-negocios-e-inovacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original