Festival de Curtas-Metragens segue com inscrições abertas para trabalhos audiovisuais

Publicada em 15/02/2022 às 11:44

Seguem abertas até o dia 08 de março as inscrições gratuitas para o 3º Festival de Curtas-Metragens de Jundiaí, voltadas a produtores audiovisuais amadores e profissionais de todo o País.

O festival será realizado entre os dias 13 a 15 de maio e será composto por Mostras Oficial e Paralela, além de oficinas, workshops e palestras temáticas. “Pela Mostra Paralela, os trabalhos serão exibidos nas redes sociais da Cultura. Já pela Mostra Oficial, serão credenciados e premiados 24 trabalhos, nas categorias Documentário, Experimental e Ficção, para a exibição em diversos espaços da cidade, como o Complexo Fepasa. Além das premiações em dinheiro para as propostas com maiores notas, esta edição conta também com a premiação especial ‘Curta Jundiaí’, no valor de R$ 4 mil, exclusiva para proponentes residentes e domiciliados no Município. Por isso contamos com as participações dos jundiaienses”, comenta o diretor de Cultura, João Carlos De Luca.

Marcelo Silva é produtor audiovisual e participou da primeira edição do festival em 2018, quando competiu com o curta “O jantar”, e para este ano pretende voltar a participar. “Estou desenvolvendo um novo projeto. A ideia já está estruturada, só falta executar, e deverá ter como temáticas a ferrovia e a violência contra a mulher”.

Homem de camiseta vinho, calça jeans, máscara facial branca, óculos na apoiado sobre a cabeça., segurando uma pasta de couro com o braço esquerdo onde tem um relógio de pulso, em frente a uma tela onde é projetado vídeo de uma paisagem com árvores e trens ao amanhecer
Marcelo concorreu em 2018 com o curta “O jantar”

O produtor também reitera a importância do festival e do apoio da Prefeitura. “Sem o apoio e fomento financeiro do Poder Público é mais difícil para o cinema acontecer. Existem iniciativas nas esferas nacional e estadual, mas é muito bom saber que podemos contar também com o apoio da Prefeitura. Cinema é arte e tem uma função social, de resgate de memórias. Quando gravamos em um determinado cenário, ele fica eternizado. Eu, por exemplo, já gravei no Complexo Fepasa e ele pode passar pela transformação que for que será mantido como estava no meu trabalho. Por isso que eu digo que através do audiovisual, pequenas histórias podem ser transformadas em grandes histórias”.

Outra produtora audiovisual da cidade, a atriz Luana Zaparoli também participou do festival em 2018. “No primeiro ano do festival participei tanto como concorrente, com o curta ‘O Vestido’, como espectadora dos demais trabalhos e como palestrante em workshop sobre roteiros. Para a edição deste ano quero concorrer com um trabalho atualmente em fase de pós-produção sobre a obra de uma artista plástica paulistana que realiza pintura corporal”.

Luana também ressalta a importância do festival para o cenário audiovisual da cidade. “Não se trata somente da oportunidade e gratidão em poder exibir trabalhos, mas também de conhecer outros profissionais e estabelecer trocas com outros profissionais do meio. No festival em 2019 não fui classificada, mas conheci um colega com quem produzi outros trabalhos depois. Durante a pandemia, a Cultura lançou também outros editais de incentivo, que, juntamente com os festivais, auxiliam muito os pequenos produtores a distribuir seus trabalhos e colocar-se em movimento”.

Mulher de cabelos ruivos compridos e presos, com máscara facial preta, vestido verde com desenhos de animais e plantas, e braços estendidos com unhas pintadas, anéis nos dedos e relógio no pulso direito, com tela de projeção ao fundo onde se vê a sua própria imagem, mas com ferimentos e sangue
Luana ressalta a importância do festival para o contato com outros colegas do setor audiovisual

Inscrições
As inscrições para o festival podem ser realizadas no hotsite do festival até o dia 08 de março. Cada proponente poderá inscrever até dois trabalhos de curtas-metragens. Além do formulário, no site encontram-se os documentos anexos que devem ser preenchidos e anexados.

Mais informações sobre as inscrições podem ser obtidas no edital de concurso nº 02/2022, nos sites do Festival e da Cultura, pelo e-mail curtasjundiai@jundiai.sp.gov.br e pelo telefone (11) 4589-6800.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/02/15/festival-de-curtas-metragens-segue-com-inscricoes-abertas-para-trabalhos-audiovisuais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original