Mais uma operação conjunta com foco na segurança é realizada na região da Ponte São João

Publicada em 18/02/2022 às 11:28

Mais uma operação conjunta com foco na segurança, redução de criminalidade e oferta de serviços públicos à população em situação de rua foi realizada na tarde dessa quinta-feira (17), na região da Ponte São João, Jardim São Camilo e Vila Aparecida.  A ação contou com equipes da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), Divisão de Fiscalização do Comércio da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) e da Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS).

Com o apoio da GMJ, que disponibilizou para a operação cerca de 20 guardas em seis viaturas com equipes motorizadas, agentes da fiscalização vistoriaram seis comércios irregulares de sucatas suspeitos de serem receptadores, que seguem fechados. Outros comércios que estavam abertos apresentaram os alvarás de funcionamento e nenhum objeto oriundo de furto ou roubo foi localizado.

Homens com fardas da Guarda Municipal e com coletes da Fiscalização do Comércio em calçada de rua, com carros estacionados, casas e galpão com barris metálicos em frente
Comércios de venda de sucatas encontrados abertos apresentaram a documentação necessária

“Temos intensificado esse trabalho intersetorial no combate a esses comércios ilegais. Estamos trabalhando em conjunto com outros órgãos e forças policiais no sentido de dar maior sensação de segurança aos moradores e comerciantes da região. Faremos muitas outras ações nos próximos dias”, comenta a gestora de Segurança Municipal, coronel Carla Basson.

Ao mesmo tempo em que os fiscais do comércio e guardas fiscalizavam os ferros velhos, as equipes da UGADS e do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), também com o apoio da GMJ, realizaram a abordagem e escuta de pessoas em situação de rua na região, com o objetivo de encaminhamentos para a rede de serviços socioassistenciais e de saúde do Município, e do atendimento de demandas, como alimentação, higiene, roupas e contato com a família de origem.

Ao todo, foram abordadas 13 pessoas, que receberam as orientações das equipes. Um casal aceitou o serviço e foi encaminhado pelo SEAS para o Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas (CAPS AD).

O comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno, destaca a importância da presença das equipes no local. “É um trabalho importante e que requer um acompanhamento constante das equipes, no sentido de proteger a integridade física de todos os envolvidos e garantia dos direitos”.

A assessora da UGADS Renata Mangieri reforçou a importância do trabalho intersetorial e com frequência no local. “A presença frequente das equipes na região visa à criação de vínculos com essa população, a fim de conseguir incluí-los na rede existente e permitir sua reinserção social e familiar. Além da atuação com foco na segurança pública, é de extrema importância este olhar cuidadoso da GMJ, que atua de forma integrada com a rede socioassistencial e aciona as nossas equipes sempre que identificada a necessidade. Nesta região existe um público em situação de vulnerabilidade, que destoa do tema de segurança, mas que exige, em vez disso a presença da assistência para a proteção, cuidado e garantia de direitos dos indivíduos”.

Diversas pessoas em pé, conversando e com máscaras no rosto, embaixo de árvores
Proposta da rede socioassistencial é criar vínculos com os abordados e encaminhá-los para os serviços disponíveis

Mais ações conjuntas
Além da fiscalização em comércios de sucatas e do trabalho socioassistencial, ações conjuntas com Guarda Municipal e Polícia Militar do 49º BPMI estão sendo desenvolvidas através de blitz nas principais vias com o objetivo de averiguar irregularidades.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/02/18/mais-uma-operacao-conjunta-com-foco-na-seguranca-e-realizada-na-regiao-da-ponte-sao-joao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original