Professores dos 1º anos da rede municipal participam da formação “ Casa do Pequeno Cientista

Publicada em 18/02/2022 às 17:21

O Departamento de Formação da Unidade de Gestão de Educação (UGE) promoveu, na quinta-feira (17), a formação on-line “Casa do Pequeno Cientista”, para professores dos 1º anos do Ensino Fundamental. A ação faz parte da Formação de Educadores, um dos três principais eixos do Programa Escola Inovadora.

Em parceria com a Fundação Visconde de Porto Seguro, a formação tratou sobre a importância do processo de experimentação científica e apresentou diversas opções de experiências para que os professores possam trabalhar com seus estudantes. A formadora, professora Carla Siqueira, iniciou o encontro informando que o tema abordado seria o Ar. “Vamos fazer uma reflexão sobre esse tema, que as crianças de seis anos (dos 1º anos) gostam tanto. Hoje, vamos conhecer algumas experiências que demonstram para os estudantes que o ar ocupa espaço e está no nosso cotidiano”, explicou. 

A formação contou com diversas experiências realizadas pelas formadoras e também pelos professores participantes. O objetivo foi o levantamento de hipóteses, observação, reflexão, vivência, coleta de dados e análise. A professora Carla salientou a importância de o professor pesquisar com as crianças em situações cotidianas. “Mesmo quando não sabemos a resposta é preciso fazer a experiência, sair do papel de detentor do saber”, afirmou.

Imagem mostra reunião on-line com uma tela grande com apresentação e, na parte superior, imagens dos participantes
Formação abordou a importância do ciclo de pesquisa científica

“O importante é fazer o ciclo de pesquisa científica. As crianças devem fazer a pergunta, anotar as ideias que surgiram, hipóteses levantadas, descrever ou desenhar o que foi vivenciado. Devemos lembrá-los que todo cientista documenta o resultado das experiências. Com isso, temos um processo de co-construção, quando o erro, inclusive, pode acontecer. O resultado são crianças que aprendem a solucionar problemas, que são agentes da sociedade com novas ideias para resolvê-los”, declarou Carla. 

O tema Ar foi o segundo encontro da formação “Casa do Pequeno Cientista”, que também é destinada a professores da Educação Infantil. Em 2021, o projeto abordou experiências com o tema água. “A previsão é de promover mais um encontro neste ano letivo, para apresentar e discutir os resultados obtidos com as experiências realizadas com os estudantes da rede municipal de Jundiaí”, explica a diretora do Departamento de Formação, Sílvia Magalhães. 

A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques lembra que as formações visam ampliar e aprofundar o conhecimento dos educadores e também colocá-los em contato com as vivências antes de aplicá-las aos estudantes. “As formações do Programa Escola Inovadora visam colocar os profissionais em contato com outros educadores e, mesmo on-line, incentivá-los a sentir as atividades. “Casa do Pequeno Cientista” é uma ação importante, pois relembra pontos que sempre trabalhamos, como a investigação e a experiência, que levam o aluno a ser protagonista do próprio pensamento”, conclui.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/02/18/professores-dos-1o-anos-da-rede-municipal-participam-da-formacao-casa-do-pequeno-cientista/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original