Hora Certa: projeto oferece alimentação completa próxima ao horário do almoço
Publicada em 19/02/2022 às 08:00Aicha da Rocha Cruz Alves é aluna da EMEB Flórida Mestag e conta que o horário da refeição escolar é um dos preferidos por ela. “Eu amo a comida da escola, é muito boa. Eu almoço aqui e não preciso comer quando chego em casa”, comentou. A estudante de 9 anos é um exemplo de que o projeto “Hora Certa”,do programa Escola Inovadora, atinge seu objetivo.
O projeto desenvolvido pelo Departamento de Alimentação e Nutrição da Unidade de Gestão de Educação (UGE) visa oferecer refeições completas e balanceadas próximas ao horário do almoço e do praticado em casa em unidades escolares que atuam em período integral, com 5º anos em horário estendido ou para escolas localizadas em regiões que apresentam algum tipo de vulnerabilidade.
“Hora Certa’ Proporciona a alimentação na hora correta e as famílias não precisam se preocupar. As crianças gostam muito e nesse horário eles têm fome de almoço. Temos uma equipe que faz com todo amor e carinho”, explica a técnica em nutrição Maria José Alves Cunha.
Por conta do projeto, os estudantes que frequentam a escola no período da manhã almoçam antes de ir para casa. Já as turmas da tarde fazem a refeição assim que chegam na escola. “Aqui na EMEB Flórida o programa é bem consolidado na escola e para as crianças é algo fundamental. Elas moram em chácaras, sítios, que são distantes da escola. A refeição incentiva a alimentação saudável e estimulamos também o consumo da PANC. As crianças adoram, têm autonomia para ir até a horta escolar para poder colher. Aqui eles adoram a azedinha, por exemplo”, conta a diretora da EMEB, Tânia Vilela da Silva.
O prefeito Luiz Fernando Machado salienta sobre a importância da alimentação saudável e balanceada para as crianças das escolas municipais. “Oferecer uma refeição completa, com alimentos saudáveis e de boa qualidade faz parte das premissas do ensino municipal e é primordial para o desenvolvimento das crianças”, afirma o chefe do executivo.
Atualmente, participam do projeto Hora Certa 12 unidades escolares, que atendem 4.684 estudantes. “Essa é mais uma ação do programa Escola Inovadora, que preza pela educação de boa qualidade. Para isso é preciso pensar e promover ações de diversas frentes de trabalho, sendo a alimentação uma das principais”, disse a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.
Alimentação saudável
Além de oferecer a refeição na hora certa, o programa também estimula as crianças a comerem de maneira saudável. “Ao oferecer uma refeição completa, as crianças têm a oportunidade de experimentar alimentos diferentes como as PANC (Planta Alimentícia Não Convencional). Ver os amigos comendo bem também é um grande incentivo para a introdução de novos alimentos”, comenta a diretora do Departamento de Alimentação e Nutrição, Maria Angela Oliveira Delgado.
A estudante Aicha, além de adorar a comida da escola, também é exemplo de que o projeto é um estímulo para uma alimentação mais saudável. “Eu adoro comer salada, legumes, frutas, mas eu só comecei a experimentar coisas diferentes na escola. Eu já até ganhei um prêmio por ter o prato mais completo”, contou a garota.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original