Cultura promove curso de capacitação para integrantes de escolas de samba do Município
Publicada em 21/02/2022 às 18:21Como proposta formativa para integrantes deste segmento artístico, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) iniciou neste fim de semana o Curso de Capacitação para Escolas de Samba do Município. A formação gratuita, iniciada nesse sábado (19) e domingo (20), tem como objetivo o fomento e restruturação, a médio e longo prazo, deste setor, por meio da capacitação dos envolvidos na elaboração de projetos e inscrições em editais públicos para a obtenção de recursos.
“Esta é uma ação que visa à reestruturação do Carnaval em Jundiaí e dos desfiles das escolas de samba da cidade. A formação de seus integrantes vem ao encontro desta necessidade e passa pela construção conjunta com todos os envolvidos”, explicou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

O curso é ministrado por Heloisa Oliveira, da Mecenaria Produção Cultural, e que possui vasta experiência em produção cultural. A formação foi viabilizada por meio de parceria da UGC com as escolas de samba da cidade, por meio da Liga Jundiaiense das Escolas de Samba (Lijunes).
Entre os conteúdos abordados pelo curso estão temas que atendam às demandas das escolas de samba e demais entidades envolvidas no Carnaval, como elaboração de portfólio ou currículo, abordagem e planejamento necessário para a captação de recursos por meio de editais de Cultura e como deve ser feita a sua leitura, documentação relevante necessária e a importância de sua atualização, além da elaboração de projetos, montagem de cronograma, orçamento e ficha técnica, e a gestão de projetos, por meio da execução física e financeira, acompanhamento e prestação de contas.
Mais formação
A programação do curso no Complexo Fepasa, voltado somente para os já inscritos, segue neste fim de semana. Além da formação, será também realizado um plantão de dúvidas, na forma de atendimento individualizado para revisão de portfólios e projetos e orientações para editais abertos. O plantão às escolas terá carga horária total de 8h, também no Complexo Fepasa, conforme posterior agendamento dos interessados com a ministrante.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
-
08/04/2026
Pontos MIS promove oficina gratuita de fotografia no Espaço Expressa -
07/04/2026
“Jundiahy Colonial e Imperial” é tema de nova exposição no Museu Solar do Barão -
04/04/2026
Festival de Curtas-Metragens de Jundiaí abre inscrições para obras da região -
02/04/2026
Enredança abre inscrições até 16 de abril para 28ª edição
Baixe as fotos desta notícia na resolução original
