Jundiaí adequa PAs Exclusivos COVID-19 com redução de procura

Publicada em 22/02/2022 às 14:11

Desde a segunda quinzena de janeiro, Jundiaí registra queda no número de novos casos de COVID-19. O volume de atendimentos caiu de 10 mil por semana em janeiro, para 2,1 mil na última semana (14 a 20 de feveriro). Para adequar os fluxos de atendimento às demandas atuais, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) realizará duas adequações nos Prontos Atendimentos Exclusivos COVID-19, nesta semana. Além do encerramento da atividade na antiga Creche do Idoso, na quarta-feira (23), o PA Retiro retomará o atendimento à demanda geral a partir de sexta-feira (25).

“Com o pequeno volume de atendimentos que estão sendo registrados nas últimas semanas, é essencial haver a adequação dos serviços exclusivos. A Policlínica Hortolândia permanece com o atendimento 24h exclusivo para pacientes com sintomas gripais adultos e o atendimento pediátrico para os casos é mantido na Unidade Sentinela Marlene, que tem funciona das 7h às 19h”, detalha o gestor da UGPS, Tiago Texera.

Já o PA Retiro passará atender as demandas gerais a partir de sexta-feira (25), às 7h.

Descrição de imagem: mãos de técnico de enfermagem, com luvas, segura o teste rápido que está sendo utilizado para a testagem de usuário
Atendimento em PAs Exclusivos é reorganizado com a queda na positividade dos casos de COVID-19

Ainda de acordo com a diretora de Atenção Ambulatorial e Hospitalar (DAAH) da UGPS, Daniela Evangelista, as adequações são resultado do monitoramento permanente do cenário epidemiológico. “Assim como as internações tiveram queda, o volume de atendimento também. No entanto, para manter os dados no patamar que estamos vivendo hoje, é essencial que a população permaneça com as medidas de proteção individuais como o uso de máscara, higienização frequente das mãos e o distanciamento”, alerta.

Em números

Desde o dia 1 de janeiro de 2022, já foram realizados 44 mil atendimentos a pessoas com sintomas gripais entre os equipamentos exclusivos à COVID-19. Na última semana, apenas 2,1 mil atendimentos, contra 10 mil no mesmo período do mês anterior.

O volume de positividade também tem reduzido, passando de 63,7% em 23 de janeiro para 28% em 20 de fevereiro.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/02/22/jundiai-adequa-pas-exclusivos-covid-19-com-reducao-de-procura/
Leia mais sobre