APAE e escolas municipais recebem Programa de Educação no Trânsito

Publicada em 23/02/2022 às 17:31

A Unidade de Gestão de Mobilidade e Transportes (UGMT) e de Educação (UGE), em parceria com o DETRAN/SP e o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTRAN), promove, de 14 a 25 de fevereiro, o Programa Clube do Bem-Te-Vi, com realização de palestras para aproximadamente 1.500 alunos de 7 escolas municipais e a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) sobre conscientização segurança no trânsito.

Nesta quarta-feira (23) foi a vez dos alunos da APAE – Jundiaí participarem do evento, que contou com atividades lúdicas e uma apresentação bastante animada de fantoches.

O aluno Gabriel Crisziam da Silva diz ter adorado a apresentação com os fantoches. “O que eu mais gosto aqui são as aulas com atividade física, mas a de hoje foi diferente do que aprendemos normalmente e foi muito legal. Quando chegar em casa, vou contar tudo o que aprendi”, disse com empolgação.

As palestras e atividades são realizadas pelos Policiais Militares do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTRAN) do estado de São Paulo em parceria com o Departamento de Trânsito de São Paulo (DETRAN) que, de forma lúdica, levam informações aos alunos sobre meios seguros de estarem no trânsito, orientações para pedestres e como se comportar durante uma viagem etc.

Os fantoches fizeram a alegria dos alunos durante a palestra

A palestra também alertou sobre o perigo das pipas com cerol ou linha chilena, e tem a finalidade de proporcionar que as crianças reflitam sobre vivências de humanização no trânsito, considerando o meio ambiente e a valorização da vida, buscando que os alunos se tornem agentes multiplicadores da Educação de Trânsito.

“Promover a educação no trânsito na infância é essencial para dissipar a informação e forjar adultos responsáveis”, explica o gestor da UGMT, Aloysio Queiroz Junior.

“Fazemos a apresentação do teatro de fantoches há 11 anos com foco na conscientização no trânsito voltada para crianças, e desta vez foi feita a sugestão para visitarmos as escolas de rede municipal de Jundiaí e também a APAE. A palestra é ministrada por policiais militares e passa instruções de maneira muito lúdica, alegre e interativa para os alunos”, comenta o cabo João Carlos Rodrigues da Silva, da Polícia Militar.

Os estudantes participantes recebem uma carteirinha de pedestre, adesivo, um gibi e um talãozinho de multas para brincarem de “autuar” motoristas, passageiros e pedestres (amigos e familiares) que agirem em discordância com o que aprenderam.

APAE recebe apresentação sobre consciência e educação no trânsito

“Sabemos que nossas crianças têm suas limitações, mas também possuem a capacidade de aprender. E essa forma lúdica é um incentivo a mais para elas. Já trabalhamos a educação no trânsito nas aulas normais, e a atividade de hoje serve como um complemento ao nosso trabalho”, relata o diretor escolar da APAE, Edison Marin.

Após as palestras, os alunos de 2º ao 5º ano fazem um desenho com o título: Como eu vejo o trânsito na minha cidade, para participação de concurso, com premiação: camisetas e mochilas entregue pelo DETRAN – SP, medalhas e certificados, pela prefeitura para os ganhadores.

O evento de encerramento com premiação será no dia 25 de fevereiro às 10h (evento), na Fábrica das Infâncias Japy, localizado R. Lacerda Franco, 175 – Vila Arens, Jundiaí – SP.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/02/23/apae-e-escolas-municipais-recebem-programa-de-educacao-no-transito/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original