Confira o Abre e Fecha dos serviços da Prefeitura durante o Carnaval

Publicada em 23/02/2022 às 14:30

Por conta dos pontos facultativos do Carnaval nesta segunda (28 de fevereiro) e terça-feira (01 de março), os equipamentos públicos do Município podem ter seus horários de funcionamento alterados neste período, conforme estabelecido pelo Decreto Municipal nº 30.673, de 22 de novembro de 2021. Confira os detalhes do funcionamento abaixo:

Paço Municipal
O Paço permanece fechado na segunda (28) e terça (01), e reabre na quarta-feira (02), às 8h.

O Paço Municipal reabre na quarta-feira (02), a partir das 8h

Saúde
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Clínica da Família e Novas UBSs, Ambulatórios, CAPS 2, CAPS 3 e o CAPS Infantojuvenil permanecem fechados a partir do encerramento da atividade de sexta-feira (25) e reabrem na quarta-feira (02). Já o CAPS AD fica aberto 24 horas, apenas para acolhidos.

A Unidade de Pronto-Atendimento (PA) da Ponte São João (rua Santo Antônio, 191) funciona das 7h às 18h. Já a do bairro Retiro (rua Maria Lúcia de Almeida, 100) funciona das 7h às 19h (fechamento do portão às 18h).

As situações de urgência devem ser encaminhadas para o PS do Hospital São Vicente de Paulo (adultos), Hospital Universitário (gestantes, crianças e adolescentes), UPA 24h Vetor Oeste (crianças e adultos) e PA Central (praça Dom Pedro II, Centro), diariamente, 24h.

O PA Exclusivo Covid-19 Hortolândia – Policlínica Hortolândia (avenida Prefeito José Castro Marcondes, 510) o atendimento é adulto, 24h. Na UPA, no espaço exclusivo Covid-19, o atendimento é 24h, diariamente, para crianças e adultos.

O atendimento para crianças com sintomas gripais também pode ser realizado na Unidade Sentinela Marlene (rua Balbina Miguel Casoni, 275 Engordadouro). O atendimento é de segunda a domingo, das 7h às 19h, com fechamento dos portões às 18h.

O cronograma de vacinação contra Covid-19 segue conforme divulgado previamente no Calendário de Vacinação, havendo aplicação no sábado (26) e retornando na quarta (02).

Mobilidade e Transporte
Nesta segunda-feira (28), as linhas de ônibus circulam com tabela horária de dias úteis, com exceção da linha 577 (Paço Municipal – Terminal Hortolândia), que circulará com horários especiais, já que não haverá expediente no Paço.

Já na terça-feira (01), as linhas funcionam com tabela horária de domingos e feriados. As tabelas horárias dos ônibus podem ser conferidas na internet.

O cronograma de vacinação contra Covid-19 segue conforme divulgado previamente no Calendário de Vacinação

Educação
As unidades de ensino interrompem as atividades na sexta-feira (25) e retomam o atendimento normal na quarta-feira (02).

Parques
O Mundo das Crianças permanece aberto todos os dias, das 7h às 12h e das 13h às 17h. Para visitar é necessário agendamento prévio pela internet. Já o Parque da Cidade funciona todos os dias, das 6h30 às 18h, com entrada livre até as 17h.

Ambos estão localizados na Rodovia João Cereser, Pinheirinho, respectivamente com acesso pelos quilômetros 64,4 e 66, com entrada e estacionamento gratuitos.

Todos os parques municipais funcionam normalmente durante o período, das 7h às 17h. São eles: o Jardim Botânico; os parques Botânico Eloy Chaves, Ângelo Costa (Engordadouro) e Antônio Garcia Machado (Jardim do Lago); as Praças Família Jundiaí & Espaço PET da Nove de Julho, Vila Rami e Ponte São João; e os bosques Onofre Canedo (Almerinda Chaves) e do Jardim Copacabana.

E exceção é o Parque do Parque do Trabalhador (Corrupira), que funciona somente no sábado (26) e domingo (27), das 8h às 17h, reabrindo na quinta (03).

Nos parques de grande porte, a entrada será permitida somente até uma hora antes do horário de fechamento, portanto, até as 16h.

Complexos esportivos
Neste sábado (26), domingo (27) e segunda-feira (28), todos os complexos esportivos funcionam das 8h às 18h. A exceção é o complexo esportivo Dr. Nicolino de Luca – Bolão (Anhangabaú), que fica aberto das 6h às 18h.

Já na terça-feira (01), todos os complexos esportivos permanecem fechados.

As tabelas horárias dos ônibus podem ser conferidas na internet

Cultura
O setor administrativo da Unidade de Gestão de Cultura no Complexo Fepasa permanece fechado ao público entre o sábado (26) e a terça-feira (01), com atendimento somente para grupos com atividades já agendadas. O atendimento ao público retorna na quarta-feira (02), às 8h.

Já no Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, parte do acervo permanente e os jardins poderão ser visitados neste sábado (26), domingo (27) e terça-feira (01), das 10h às 17h. O espaço permanece fechado na segunda (28), para manutenção. Reabre na quarta-feira (02), às 10h.

A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes estará aberta para o público também neste sábado (26), domingo (27) e terça-feira (01), das 10h às 17h, e fica fechado na segunda (28) para manutenção. No local podem ser visitadas as exposições “Pop Faces”, de Alex Roch, “Tudo é Jundiaí”, de Élvio Santiago, e Mostra Coletiva com as obras adquiridas pelo Município em editais da Lei Aldir Blanc, além de parte do acervo permanente. O espaço reabre na quarta-feira (02), às 10h.

A Fábrica das Infâncias Japy, espaço voltado para a experimentação artística, formativa, criativa e reflexiva sobre as brincadeiras e as infâncias, ficará aberta todos os dias, das 9h às 13h.

Já a Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot, que fica no Complexo Argos, permanecerá fechada durante o período e reabre na quarta-feira (02), a partir das 8h30.

O mesmo vale para o Teatro Polytheama, que também ficará fechado nesse período, assim como sua bilheteria e a Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani (anexa ao teatro), uma vez que não há espetáculos e exposições agendados. O atendimento ao público retorna na quarta-feira (02), a partir das 10h

A Pracinha da Cultura do Vista Alegre (CEU das Artes) permanece fechado durante o período e o Museu da Cia. Paulista também segue fechado.

DAE
A sede administrativa e os Postos de Atendimento nos bairros Eloy Chaves, Centro, Ponte São João e Vila Hortolândia, além do Poupatempo, não terão expediente na segunda (28) e na terça (01). A unidade da empresa no Poupatempo, única que funciona aos sábados, estará aberta no sábado (26), das 9h às 13h.

Na quarta-feira (02), o atendimento será retomado pelos postos às 8h e no Poupatempo às 12h.

Em caso de emergência, os munícipes podem entrar em contato com a DAE pela Central de Relacionamento, no telefone 08000 133 155, com atendimento 24 horas. Mais informações também podem ser obtidas no site.

Fábrica das Infâncias Japy funciona no período todos os dias, das 9h às 13h

Feiras e varejões
As feiras e varejões seguem a programação normal durante o período. As exceções são a Feira do Produtor, o Jardim Samambaia, que não será realizada nesta segunda (28), e o varejão noturno, em frente ao Parque da Uva, que não será realizado nesta terça-feira (01). Toda a programação, locais e horários podem ser consultados no site do Agronegócio e Abastecimento.

Espaço Jundiaí Empreendedora
O Espaço Jundiaí Empreendedora, onde também funcionam o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e o Banco do Povo, permanece fechado na segunda (28) e terça (01) e reabre na quarta-feira (02), às 8h.

O Espaço fica no Maxi Shopping, na avenida Antônio Frederico Ozanan, 6000 – Piso G3, ala Norte. Mais informações pelo telefone (11) 4582-8585.

Procon
O Procon Jundiaí também permanece fechado na segunda (28) e terça (01), retomando o atendimento na quarta-feira (02), de maneira remota, pelo site consumidor.gov.br ou por meio de formulário on-line, ou de modo presencial mediante agendamento prévio. Mais informações sobre as formas de agendamento podem ser obtidas no site do Procon Jundiaí, na aba Formas de Atendimento.

Iprejun
O Instituto de Previdência do Município de Jundiaí (Iprejun), que fica na avenida Doroty Nano Martinasso, 100, Vila Bandeirantes, também fica fechado na segunda (28) e terça (01), e reabre na quarta-feira (02), às 8h.

Com exceção da Feira do Produtor de segunda, todas as demais feiras e varejões seguem com funcionamento normal

Fundo Social
O Fundo Social de Solidariedade Jundiaí (avenida Manoela Lacerda de Vergueiro, s/nº, Anhangabaú) não terá expediente na segunda (28) e na terça-feira (01). As atividades serão retomadas na quarta-feira (02), às 8h. Informações pelo telefone (11) 4589-6322.

Assistência e Desenvolvimento Social
O Centro Pop, que fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro, para o atendimento à população em situação de rua, não funciona aos finais de semana e permanecerá fechado também na segunda (28) e terça (01), reabrindo na quarta-feira (02), às 8h.

Durante o período, o Serviço Especial de Abordagem Social (SEAS) poderá ser acionado 24 horas por dia pelo telefone (11) 98531-0146.

Fumas
A Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) também permanece fechada na segunda (28) e terça (01) e retoma o atendimento presencial na quarta-feira (02), às 8h.

Os cemitérios municipais Nossa Senhora do Montenegro e Nossa Senhora do Desterro permanecem abertos todos os dias, das 7h às 17h, para sepultamentos, visitações e reformas.

São permitidos velórios de até três horas de duração, para óbitos não causados por Covid-19, e com protocolos sanitários e de distanciamento. Já o atendimento do velório segue funcionamento 24 horas por dia, podendo somente uma pessoa por vez fazer a declaração de óbito.

Coleta de lixo
Os cronogramas de coletas orgânica, seletiva cata-treco e seletiva reciclável seguem com normalidade e podem ser consultados no site da Prefeitura.

O Espaço Jundiaí Empreendedora, onde também funcionam o PAT e o Banco do Povo, permanece fechado durante o período

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/02/23/confira-o-abre-e-fecha-dos-servicos-da-prefeitura-durante-o-carnaval/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original