Escola Inovadora: projeto escolar participa do clube de assinaturas Diálogos Embalados

Publicada em 23/02/2022 às 13:29

“Estimulou a criatividade da minha filha”, foi como a mãe da Ana Lua, Ana Paula de Lara Carvalho, descreveu um dos resultados do projeto “Comidinhas com Elementos da Natureza”, realizado na EMEB Profª Aparecida Bernardi do Amaral. Resultados que poderão ser levados para diversos outros alunos pela Diálogos Embalados, o clube de assinaturas que distribuirá o conteúdo para diversos educadores do país.

“A coordenadora Selma me propôs uma ação diferenciada com o envolvimento de elementos da natureza para realizarmos com as crianças e me encantei logo no início, ainda mais quando começamos a sentir os resultados que proporcionamos para as crianças durante o processo, foi inexplicável. O projeto me transformou como professora também”, comentou Regiane Tarício, professora do grupo 5 B.

Na imagem há duas mulheres abaixadas folheando o livro "Comidinhas com Elementos da Natureza". Em um fundo desfocado, tem uma parece branca e azul da escola.
Exposição do livro “Comidinhas com Elementos da Natureza”

O projeto foi desenvolvido no ano letivo de 2021 com a turma da professora Regiane. Ação que proporcionou momentos únicos e especiais para os pequenos em meio à natureza. Eles puderam produzir e escrever os nomes das receitas escolhidas, explorar os ambientes da escola e procurar diversos elementos, como gravetos e folhas.

“A participação na Diálogos é importante para veicular os projetos das unidades escolares e o programa Escola Inovadora, a fim de confirmar os propósitos pedagógicos. Além de compartilhar e socializar as boas ações dos educadores com as demais escolas de Jundiaí e região. É mais uma conquista para a nossa educação”, comentou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Como finalização da ação, a escola reuniu as atividades dos pequenos em um livro que participará do clube de assinaturas Diálogos Embalados. A empresa apresenta como missão contribuir na formação de professores, promover a troca de experiências, compartilhar saberes e estabelecer um diálogo transformador para a qualidade de ações pedagógicas. A empresa distribuirá um marcador de página com um código de QR Code para os assinantes terem acesso ao livro.

“Ficamos muito felizes com o nosso projeto no kit de entrega mensal da Diálogos, os profissionais assinantes poderão ter acesso ao nosso livro que foi realizado com muito carinho. É muito importante essa chegada para outros educadores porque ele desenvolveu intensamente o brincar das crianças com e na natureza, e por ser uma proposta possível para ser produzida em outras escolas também”, afirmou a coordenadora pedagógica, Selma Vilas Boas.

Na imagem há uma borda de quadro grossa feita com elementos da natureza pela professora, dentro há o livro "Comidinhas com Elementos da Natureza" em cima de uma mesa com toalha colorida de flores. Ainda em cima da mesa há uma planta em um vaso verde e também uma folha com o recado de uma aluna sobre o projeto desfocada. No fundo, tem a área verde da escola.
Livro elaborado por meio do projeto

Atividade lúdica que desperta a criatividade das crianças, proporciona grandes desenvolvimentos na escrita e estimula o experimentar de novos alimentos. “Nós produzimos diversas receitas com elementos da natureza que coletamos juntas durante todo o processo, foi uma vivência muito especial”, contou Ana Paula.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/02/23/escola-inovadora-projeto-escolar-participa-do-clube-de-assinaturas-dialogos-embalados/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original