Com a volta ao formato presencial em 2022, Festival de Teatro de Jundiaí (Festeju) abre inscrições gratuitas

Publicada em 24/02/2022 às 18:05

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) recebe até o dia 09 de abril as inscrições gratuitas para o credenciamento de artistas solos ou grupos estudantis e companhias teatrais, amadores e profissionais, de todo o País, para a 6ª edição do Festival de Teatro de Jundiaí (Festeju).

Criado em 2017, o Festeju chega à sua 6ª edição, com o objetivo não apenas de fomentar a atividade artística na linguagem do Teatro, como também de estimular a criação de público e de promover o intercâmbio entre os artistas. “Este ano, o festival será realizado entre os dias 04 a 27 de junho, retornando ao seu formato presencial, com apresentações no Complexo Fepasa e no Teatro Polytheama e eventualmente outros espaços, seguindo os protocolos sanitários do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (CEC)”, explica o diretor de Cultura, João Carlos De Luca.

Cada proponente poderá se inscrever com apenas um espetáculo, com temáticas infantis, infantojuvenis e adultas, pelas Cenas Amadora e Profissional.

Programação retoma formato presencial, com apresentações no Teatro Polytheama, Complexo Fepasa e demais espaços

Pela Cena Amadora, poderão se inscrever grupos artísticos livres ou estudantis de todo o território nacional. A composição de seus elencos poderá ter até 30% com registro profissional da categoria na Delegacia Regional do Trabalho (DRT). Nessa categoria, a participação será premiada por meio de troféu para os destaques de melhores ator, atriz, cenário, diretor, espetáculo por apreciação popular, espetáculos (primeiro, segundo e terceiro lugares), figurino, iluminação, maquiagem, pesquisa, sonoplastia e texto original. Nesta Cena, as apresentações serão realizadas entre os dias 06 e 15 de junho, na Sala Jundiaí do Complexo Fepasa.

Já pela Cena Profissional, de toda a equipe descrita na ficha técnica (incluindo integrantes do grupo ou companhia, produtores e técnicos), pelo menos 70% deverá ter registros da DRT. Nessa categoria, serão selecionados dez espetáculos, que serão premiados com troféus e aporte financeiro no valor de R$ 7mil. Pela Cena Profissional, as apresentações serão feitas entre 17 e 26 de junho, no Teatro Polytheama.

Além dos preenchimentos dos formulários on-line para inscrição de espetáculos e integrantes, devem ser também preenchidos os seguintes documentos: Orçamento, Autorização de Cessão de Direitos Autorais e de Imagem, Autorização de Uso de Obras de Terceiros e Ficha Técnica.

A programação gratuita contará ainda com oficinas, palestras e debates com profissionais renomados da área.

Mais informações podem ser obtidas nos sites do Festeju e da Cultura, pelo edital de concurso nº 03/2022, pelo e-mail festeju@jundiai.sp.gov.br ou pelo telefone (11 4589-6800.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/02/24/com-a-volta-ao-formato-presencial-em-2022-festival-de-teatro-de-jundiai-festeju-abre-inscricoes-gratuitas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original