Cultura realiza formação em processo criativo para as companhias teatrais da cidade

Publicada em 24/02/2022 às 15:10

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) realizou no primeiro semestre deste ano a primeira edição do “Férias em Cena”, atividade formativa para grupos e coletivos de teatro do Município. Os encontros, realizados no Teatro Polytheama, foram conduzidos por Carla Candiotto, diretora artística da companhia de Teatro de Jundiaí, corpo artístico ligado à UGC.

Na noite dessa quarta-feira (23), as doze companhias participantes apresentaram o resultado do trabalho criativo desenvolvido ao longo dos encontros. Cada grupo escolheu um palco especial dentro do teatro, uns na Sala Deolinda Copelli do teatro, no palco, plateia, frisas e camarotes, e outros até mesmo no saguão Ariosto Mila na entrada do teatro.

“Os grandes objetivos destes encontros foram de conhecer os projetos que cada companhia já está desenvolvendo, entender quem são estas pessoas, criar um espaço para criação e troca entre eles. Cada grupo trouxe uma proposta que já estava começando a desenvolver e vivenciamos todos juntos seus processos de criação. Este momento que o mundo vive exige criação e só ela é capaz de nos reconectar com o nosso melhor. Todos saem daqui com as sementes sólidas do que poderão plantar e colher daqui para frente”, explicou Carla.

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, ressaltou a importância deste relacionamento entre a companhia e os grupos e artistas locais. “Esta primeira edição do ‘Férias em Cena’ trouxe novidades importantes para o cenário artístico e cultural da cidade. Esta Foi a primeira vez que conseguimos reunir tantos grupos locais para um trabalho conjunto e o primeiro diálogo da companhia municipal com a produção teatral local. Isso vai ao encontro da proposta de fomento ao processo criativo e da nova roupagem da companhia”.

Participaram do “Férias em Cena” os grupos Cena Quatro, Companhia do Acaso, Cia. Fenix, Cia. Paulista, Cia. Techiatto, Cia. Tramp de Palhaços, Cia. Um do Outro, Giro no Biombo, Núcleo Híbrido, Respeitável Público, Rick e Kelly e Um Grupo de Teatro.

Os resultados dos trabalhos das companhias serão reapresentados para o público em geral interessado no dia 14 de março (segunda-feira), às 19h.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/02/24/cultura-realiza-formacao-em-processo-criativo-para-as-companhias-teatrais-da-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original