Jundiaí adere a campanha “São Paulo Contra o Racismo”

Publicada em 24/02/2022 às 18:03

Jundiaí é a primeira cidade do Estado a receber da Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena (CPPNI), vinculada ao Governo do Estado, o material da campanha “São Paulo Contra o Racismo”. A entrega ocorreu nesta quinta-feira (24), no Paço Municipal, e contou com a participação de integrantes dos Conselhos Estadual e Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra.

“O Município, a partir da gestão do prefeito Luiz Machado, atua focado na construção de políticas públicas que cheguem na população. Implantamos em 2002 as cotas no serviço público e seguimos trabalhando para avançar com pautas positivas para todos os segmentos. Hoje, firmamos parceria com a CPPNI para auxiliar na divulgação desta importante campanha”, destacou o gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael.

A entrega do material reuniu representantes dos conselhos municipal e estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra

De acordo com o coordenador da CPPNI, Antonio Carlos da Silva Barros, neste ano, entre outros objetivos, a campanha quer tornar mais conhecida a Lei 14.187/2010, que prevê a punição de todo ato discriminatório por motivo de raça ou cor praticado no Estado de São Paulo. “É fundamental que as pessoas saibam que o racismo também é um crime administrativo com sanções previstas e independentes da decisão das instâncias criminal e civil. Estamos atuando na educação, ao mesmo tempo em que abrimos um canal para denúncias”, ressaltou.

Para o presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento e Comunidade Negra do Estado (CPDCN), Gil Marcos Clarindo dos Santos, Jundiaí será importante para ajudar na difusão de mais essa ação afirmativa. “O Município já tem um histórico com políticas afirmativas. Foi um dos primeiros ao implantar a lei de cotas raciais, tão importante. A cidade também conta com uma assessoria e com um conselho atuantes e sempre dispostos a dialogar e a atuar”, frisou.

Além de uma cartilha, o material da campanha conta com fôlderes e adesivos para serem afixados tanto em locais públicos como em privados. “Cientes da importância dessa ação, vamos começar de imediato a distribuição do material em diversos espaços, além de atuar na conscientização sobre a lei 14.187/2010”, informou o assessor de Políticas para Igualdade Racial, Jensen Adalberto Chiesa da Silva.

“Também vamos auxiliar nesse processo de orientação sobre essa lei, pois entendemos que vem ao encontro do nosso crescimento. É mais uma oportunidade que o Estado nos oferta, dentro de suas ações. É sempre bom trabalhar de forma conjunta”, acrescentou a presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CMPDCN), Maria Elizabete da Silva.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/02/24/jundiai-adere-a-campanha-sao-paulo-contra-o-racismo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original