Jundiaí é destaque em revista internacional especializada sobre construção civil

Publicada em 24/02/2022 às 08:00

A revista CLA – Construção Civil Latinoamericana, em sua edição do mês de fevereiro, destaca a cidade de Jundiaí em sua matéria especial sobre o tratamento de resíduo da construção civil. Com circulação em países latino-americanos, o periódico com versões digitais, apresenta o modelo de tratamento utilizado pela Prefeitura de Jundiaí, bem como a economia gerada com a atividade, tanto em relação ao meio ambiente quanto em custos aos cofres públicos.

Com matéria ampla, o tema é abordado e dá destaque para Jundiaí, que tem 100% do resíduo da construção civil tratado. Um diferencial no cenário nacional, que, de acordo com dados da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon) cerca de apenas 21% dos resíduos de demolição são reciclados, e que 98% deles poderiam passar por esse processo para dar origem itens sustentáveis e ecológicos, como o agregado reciclado para a construção, pavimentação e infraestrutura.

Entrevistado, o prefeito Luiz Fernando Machado destaca as iniciativas da cidade direcionadas para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Agenda 2030 da ONU, com a intenção de implantar ações que visam combater a crise climática. “Nossa gestão está voltada a ações de sustentabilidade. No caso da reciclagem do RCC, estamos falando também de economia do dinheiro público, o que confirma algo que sempre perseguimos: uma gestão inteligente, moderna, alinhada com o melhor uso possível de seus recursos. Não por acaso, em 2021 Jundiaí foi eleita, pela 1ª Edição do Índice de Retorno do Tributo Municipal (IRTM), a cidade que mais dá retorno em termos de serviços para sua população, a partir dos impostos pagos. Isso está relacionado com nosso modelo de gestão e governança”, afirmou o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado.

Planta de tratamento de resíduo da construção civil produz cerca de 9,5 toneladas por mês de material tratado

A edição com a matéria em português pode ser acessadas pelo link (https://www.construcaolatinoamericana.com/news/demolio-e-reciclagem-descarte-correto/8018222.article). Já a edição em espanhol pode ser conferida no link (https://digimag.construccionlatinoamericana.com/magazine/reader/225818)

Jundiaí conta com sistema de reciclagem de resíduo da construção civil (RCC) em sua totalidade, realizado no espaço do Geresol (Gerenciamento de Resíduos Sólidos), localizado em um Distrito Industrial. Por mês, são recebidas em média, 21 toneladas de RCC que são transformadas em 9,5 toneladas de pedras e areia utilizadas em obras públicas como pavimentação ecológica de vias e em concreto de guias e sarjetas, além de tubulações para saneamento.

De janeiro a novembro de 2021, o Geresol recebeu 237 toneladas de RCC, o que possibilitou a geração de 104 toneladas de pedras e areia para reuso. Nos primeiros seis meses de 2021, o sistema de reciclagem possibilitou a economia de R$ 2,8 milhões aos cofres públicos. Ao longo de 2020 e economia foi ainda maior: R$ 7,3 milhões em 12 meses, segundo dados da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP).

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/02/24/jundiai-e-destaque-em-revista-internacional-especializada-sobre-construcao-civil/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original