Primeiro colóquio intersetorial sobre Saúde Mental reúne profissionais da rede municipal para tratar do tema

Publicada em 24/02/2022 às 16:46

As Unidades de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e de Promoção da Saúde (UGPS) realizaram nessa quarta-feira (23) o primeiro Colóquio Municipal sobre Saúde Mental, que trouxe como tema “Diálogos Entre Assistência Social e Saúde Mental: Ampliando Redes”.

Realizada em plataforma on-line, a atividade surgiu como proposta do Núcleo de Núcleo de Educação Permanente (NEP), e contou com as participações de mais de 80 pessoas, entre integrantes dos equipamentos da rede socioassistencial e de atenção psicossocial, além de representantes das Organizações da Sociedade Civil (OSC) com as quais a Prefeitura tem parceria para a execução de políticas públicas nesses segmentos.

A atividade contou com dois importantes convidados. A assistente social, psicóloga e autora de livros Vânia Nery fez a apresentação “Intersetorialidade: concepções e práticas para o alcance do Direito Social”. Já o psicanalista, analista institucional e também autor de livros Jorge Broide tratou com os participantes do tema “A construção do Plano Individual de Atendimento (PIA) e a escuta territorial”.

Mosaico de prints de telas com rostos de pessoas
Primeiro colóquio intersetorial contou com mais de 80 participantes

“O colóquio é mais uma ação pensada entre as plataformas de governo do prefeito Luiz Fernando Machado, como forma de permitir que as duas políticas pudessem trabalhar ampliando suas visões e permitindo um planejamento intersetorial. Durante o encontro foi fundamental compreender que cada serviço, quando apresenta o seu ponto de vista, permite também que o outro possa conduzir melhor a sua execução, sem partir de presunções que nem sempre se concretizam”, comentou o diretor do Departamento de Proteção Social Especial da UGADS, Luiz Guilherme Camargo, colóquio

O coordenador de Saúde Mental da UGPS, Alexandre Moreno Sandri, também elogiou a iniciativa. “O colóquio vai ao encontro da valorização da formação como estratégia de sustentação das práticas compartilhadas entre essas duas políticas públicas. Trata-se de mais uma iniciativa que visa superar uma fragmentação histórica, por meio do entendimento do que elas têm em comum, que é a abordagem do humano, na sua relação com a vida, com seu território. Já temos pontos de intersecção importantes consolidados, como a Rede Pop Rua e a Comissão Municipal de Enfrentamento a Violência e Exploração Sexual contra Criança e Adolescentes (CMVESCA). Fico satisfeito em ver, ao final dos trabalhos dessa quarta, a proposição de continuidade de ações conjuntas, incluindo a realização de oficinas de planejamento intersetorial articulado nos próximos meses”.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/02/24/primeiro-coloquio-intersetorial-sobre-saude-mental-reune-profissionais-da-rede-municipal-para-tratar-do-tema/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original