Estudantes retomam a escovação diária nas escolas municipais

Publicada em 25/02/2022 às 12:46

Pasta e escova de dentes nas mãos e prontas para fazer a higiene bucal, assim é a rotina de escovação das crianças nas 109 escolas da rede municipal de Jundiaí. A programação da escovação é diária e realizada com todas as crianças. Por conta dos protocolos de segurança sanitária, o projeto foi retomado neste ano letivo. 

Na EMEB Professor Owen Zilio a escovação já está a todo vapor. “Percebemos que a saúde bucal das crianças não estava boa, talvez por conta de hábitos alimentares ou falta de uma rotina de escovação adequada. Neste ano, conseguimos retomar com a escovação na escola. Dentro das ações já foi realizada reunião com pais e as orientações durante as aulas”, explicou a diretora da EMEB Owen Zilio, Roselaine Barbosa. 

DESCRIÇÃO DA IMAGEM: Mulher com cabelos morenos, coloca pasta de dente em escova que está sendo segurada por uma criança, um menino, cabelos morenos, uniforme escolar.
Estudantes fazem a escovação diária após a refeição escolar

Para que a escovação deixe de ser uma obrigação, a escola promove o manejo da escova e pasta de dente de maneira lúdica, uma maneira de envolver e conscientizar as crianças sobre a importância do hábito. Arthur Miguel Ferrari, de apenas 5 anos, conta que já sabe fazer a escovação correta. “Eu gosto e escovo os dentes todos os dias. Quem me ensinou foi minha mãe e a professora”, contou o estudante.  

Márcia Barros, professora do G5C e do Arthur, lembra que o trabalho é focado na criação do hábito e que seja replicado em casa. “Quando retomamos a escovação, percebemos o quanto o trabalho diário desenvolvido na escola é importante. Além da roda de conversa, eles aprendem sobre o uso da escova, armazenamento, quantidade de pasta a ser utilizada, assim como os movimentos corretos a serem feitos no momento da escovação, para que eles também façam em suas casas”, comentou. 

“Em parceria com o Programa Saúde na Escola, promovido entre as Unidades de Educação e de Promoção da Saúde, assim como do programa Escola Inovadora, que preconiza a boa qualidade de vida e de ensino, conseguimos entregar a todas as crianças kit de escovação com escova, pasta de dente e porta escova”, explica a diretora de Educação Infantil, Thaís Nonô. 

DESCRIÇÃO DA IMAGEM: Garoto com uniforme escolar, está em frente a uma pia, fazendo a escovação de dentes
Arthur conta que aprendeu a escovar os dentes em casa e na escola

A Saúde Bucal é uma das ações dentro do Programa Saúde na Escola (PSE), que visa contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica. A articulação entre as equipes de saúde e as escolas do território é a base do PSE. “Com a Saúde Bucal, a Unidade de Gestão de Promoção de Saúde (UGPS) oferece o treinamento dos educadores, vídeos com orientações para serem exibidos durante as aulas e também o acompanhamento do dentista da UBS mais próxima da escola, que foram paralisadas em virtude da pandemia e já estão sendo  retomadas  neste ano letivo”, explica a odontóloga e articuladora do Programa Saúde na Escola da UGPS, Veronica de Oliveira Pinto.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/02/25/estudantes-retomam-a-escovacao-diaria-nas-escolas-municipais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original