Jundiaí reitera compromisso e apresenta resultados do Pacto Global da ONU.
Publicada em 26/02/2022 às 14:56Por meio da Unidade de Gestão de Governo e Finanças, a Prefeitura de Jundiaí submeteu, nesta semana, sua prestação de contas das ações dos últimos dois anos relativas à adesão ao Pacto Global Nações Unidas (ONU).
Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é uma chamada para as empresas e entidades governamentais alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.
É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil membros, entre empresas e organizações, distribuídos em 69 redes locais, que abrangem 160 países.
Desta forma, a Prefeitura de Jundiaí se comprometeu a cumprir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – indicadores globais que buscam acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, além de garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade -.
O Pacto Global também é voltado a uma gestão eficiente, transparente direcionado ao desenvolvimento social. “Jundiaí é uma cidade inteligente, focada na geração de emprego e renda e comprometida com medidas que garantam mais qualidade de vida para a sua população. É motivo de orgulho ser parte de um Pacto Global que, entre outros objetivos, busca como resultados um futuro mais justo e sustentável”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.
O Pacto Global da ONU é a maior iniciativa de sustentabilidade empresarial do mundo. Sendo assim, a prestação de contas é baseada nas ações realizadas pelo governo municipal em relação aos quatro eixos.
O gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, reitera a importância de um governo preocupado não só com o desenvolvimento econômico, mas também com uma gestão sustentável. “Temos a Agenda Jundiaí 2030, voltada à preservação do meio ambiente e com ações de políticas públicas que buscam diminuir a pobreza e dar melhor qualidade de vida para a população, mas sempre de maneira sustentável. Tudo está atrelado ao contexto de cidade inteligente, desenvolvida e socialmente justa”, afirma.
A prestação de contas realizada esta semana reafirma a participação de Jundiaí ao Pacto Global, inclusive com carta encaminhada pelo Prefeito Luiz Fernando Machado reafirmando o compromisso. O documento foi submetido ao COE (Comunicação de Engajamento), que por meio de um reporte periódico (COP ou COE) é possível acompanhar o progresso das organizações integrantes do Pacto Global em relação aos 10 princípios de ODS.
A submissão do COE é obrigatória para continuidade no Pacto Global. As informações que foram para o documento de prestação de contas 2022 contou com a participação de todas as Unidades de Gestão e contou com a coordenação da UGGF e da UGDECT. As ações de Jundiaí pode ser encontrada neste link.
-
07/12/2023
Jundiaí é premiada Smart Gov Brasil
-
28/02/2023
Jundiaí participa de painel sobre desenvolvimento no interior de São Paulo
-
19/01/2023
Jundiaí é certificada por ações de inclusão de migrantes
-
17/11/2022
Jundiaí e ONU assinam acordo de cooperação pelos direitos dos migrantes
Baixe as fotos desta notícia na resolução original