Prefeitura e forças de segurança seguem atuando para restabelecer a ordem na região da Ponte São João

Publicada em 26/02/2022 às 08:02

A Prefeitura de Jundiaí realizou, nesta semana, reunião de prestação de contas das ações e investimentos definidos em setembro, junto com os moradores da região da Ponte São João, com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade e reforçar ações de restabelecimento da ordem no bairro. O encontro com a comunidade foi realizado no salão paroquial e detalhou o Plano de Ação intersetorial e suas medidas realizadas pelas equipes de segurança municipal, Polícias Militar e Civil, fiscalização do comércio, infraestrutura e serviços públicos, de abordagem social e consultório de rua.

Acompanhado dos gestores municipais de cada área abordada e do vice-prefeito, Gustavo Martinelli, o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, reforçou a importância da presença contínua dos serviços públicos não só no bairro como na região para se obter avanços contínuos e resolutividade dos problemas. “Em nome do prefeito Luiz Fernando Machado, reforçamos o nosso compromisso com a Ponte São João e toda região para implementação de políticas públicas com ações transparente e planejadas para a resolução dos problemas identificados. O conjunto de ações previsto para a região prevê investimento mínimo de R$ 16,5 milhões, distribuídos nas diversas áreas de governo”.

Gestores da Prefeitura apresentaram indicadores do Plano de Ação aos moradores esta semana

Entre os investimentos e obras já realizados ou previstos para a região foram destacadas as bases comunitárias da GMJ, a substituição de todas as 281 luminárias do bairro por lâmpadas de LED; a construção de mais de 2 mil metros quadrados de muros nas ruas Graff, Dino, Ângelo Rivelli e avenida José di Fiore; demolição de imóvel abandonado na rua Dino; requalificação e pavimentação da avenida José di Fiore; ações de limpeza e remoção de objetos volumosos, a reforma e ampliação da Nova UBS São Camilo e a obra do Pronto Atendimento e Clínica da Família Ponte São João; além de outras ações realizadas como o programa Jundiaí Empreendedora, que estimula o comércio local e gera empregos.

Já, o programa Bairro Seguro, desenvolvido pela GMJ, apresentou os mais de 200 atendimentos realizados pelas equipes destacadas para patrulhar a região. O patrulhamento comunitário realizado pelas duas viaturas fixas e pela base comunitária contou com reforços de blitz, operações saturação e pancadão e com o fechamento pela fiscalização de comércio de estabelecimentos irregulares que comercializavam sucatas produto de furto da própria região. No bairro há atualmente 12 câmeras de videomonitoramento, estando previstas as instalações de mais 10 no bairro e outras 35 na região Leste como um todo, com investimento previsto de mais de R$ 1,7 milhão.

Também foram detalhadas as ações intersetoriais realizadas diariamente desde setembro e voltadas para a população vulnerável, com presença no local, principalmente em situação de rua ou para uso de álcool e drogas, pelas equipes do Consultório na Rua da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde; do Serviço Especializado de Abordagem Social, serviço que passou a funcionar 24 horas, e demais equipes da Unidade de Gestão de Assistência de Desenvolvimento Social (UGADS) e da Guarda Municipal, pelo programa Bairro Seguro.

Entre os investimentos na região estão as instalações de bases comunitárias da GMJ,

Entre os serviços socioassistenciais e de saúde, foram realizados procedimentos de rotina, ações de enfrentamento à Covid – 19, encaminhamentos para o Centro Pop e Casa de Passagem para o atendimento técnico e acolhimento, além do recâmbio de pessoas em situação de rua para os municípios de origem.

Para a professora Dércia Borges, moradora da rua Dr. Eloy Chaves, a percepção de segurança no bairro aumentou. “Percebíamos a presença de muita gente da rua e a sensação que eu tenho era de que não se tratava exatamente de pessoas em situação de rua, mas de pessoas que usavam a rua para gerar renda. E isso tem diminuído com o monitoramento frequente.”

José Carlos Iop, da associação de moradores do bairro, também aponta a presença maior dos serviços públicos e de segurança no local. “ Além do policiamento, temos visto também as obras da Prefeitura. Isso melhora a nossa percepção de segurança no local, claro contando com a colaboração da comunidade”. Sua filha Laura, que também participou da reunião apontou ter notado a presença das equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social na região.

O balanço da atuação das Forças de Segurança no bairro foi apresentado pela gestora da Unidade de Segurança Municipal, a coronel Carla Basson; o comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno; o tenente coronel Paulo Henrique Rosa, responsável pelo 49º Batalhão da Polícia Militar; e Dr. Marcel Fehr, responsável pela Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (DISE) da Polícia Civil. Representando a Câmara Municipal, participaram os vereadores José Antonio Kachan Júnior, Márcio Pentecostes e Quézia de Lucca, que também se manifestaram sobre a presença do poder público na região da Ponte São João.

Além de gestores da Prefeitura e de representantes da Polícia Militar e da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (DISE) da Polícia Civil, participaram da reunião com moradores realizada esta semana representando a Câmara Municipal os vereadores José Kachan Júnior, Márcio Pentecostes e Quézia de Lucca.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/02/26/prefeitura-e-forcas-de-seguranca-seguem-atuando-para-restabelecer-a-ordem-na-regiao-da-ponte-sao-joao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original