Arboviroses: Aproveite o final de semana para cuidar do quintal

Publicada em 27/02/2022 às 08:38

Com o final de semana prolongado do Carnaval, previsão de extremo calor e as chuvas, a populaçlão pode aproveitar o período para fazer a vistoria dos quintais e residências para a eliminação de qualquer objeto que possa servir de criadouro para os mosquitos transmissores das arboviroses dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Até o último boletim atualizado pela Vigilância em Saúde Ambiental (Visam), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), no dia 04 de fevereiro, Jundiaí registra 02 casos de dengue confirmados.

O número não é elevado, porém, caso haja ampliação da população dos mosquitos, o risco cresce. “O Aedes aegypti pode colocar os ovos em qualquer recipiente. Os ovos sobrevivem, inclusive, por um bom período em ambiente seco e assim que entram em contato com a água iniciam o seu desenvolvimento. Desta forma, somente com a eliminação dos locais que possam servir para o acúmulo de água é que conseguimos controlar novas gerações de mosquitos”, explica a biomédica da Visam, Ana Lúcia de Castro.

Armazenar garrafas e outros recipientes com fechados ou de forma a não acumular água

Confira a lista de itens e ações que devem ser checadas para evitar a chegada dos mosquitos:

  • Eliminar todos os locais propícios para o acúmulo de água;
  • Realizar a manutenção dos imóveis de forma preventiva para evitar espaços na estrutura que possam acumular água;
  • Locais com caixa d’água, lajes e calhas devem ser verificados constantemente de forma a manter a vedação e a queda necessárias evitando o acúmulo de águas;
  • O método mais eficaz contra o mosquito é o controle mecânico que é a eliminação do criadouro através de sua remoção, destruição ou mudança de localização, de abrigo ou armazenamento;
  • O uso de produtos alternativos (hipoclorito de sódio -cloro 2,5% e 2,0%- e sal grosso) é recomendado somente nos casos em que o controle mecânico não for possível, para matar as larvas existentes ou não deixar reproduzir, porém é necessário providenciar o mais rápido possível o controle mecânico.

Somente com a mobilização das pessoas teremos sucesso no combate ao mosquito e no controle das Arboviroses. A PMJ tem estimulado a população com informações de conscientização, através de folders, outdoor e ônibus. “Com o final de semana prolongado do Carnaval, previsão de extremo calor e as chuvas, a população pode aproveitar o período para fazer a vistoria dos quintais e residências para a eliminação de qualquer objeto que possa servir de criadouro para os mosquitos transmissores das arboviroses dengue, zika, chikungunya e febre amarela”, comenta.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/02/27/arboviroses-aproveite-o-final-de-semana-para-cuidar-do-quintal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original