Sistema Jundiaí de Inovação é aprovado pela Câmara

Publicada em 03/03/2022 às 17:26

O projeto de lei n º 13.651/2022, de autoria do prefeito municipal Luiz Fernando Machado, que institui o novo Sistema Jundiaí de Inovação, o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Fundo de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação de Jundiaí-FACTI foi aprovado nesta quinta-feira (3) na Câmara Municipal.

Jundiaí é uma das primeiras cidades do Brasil a ter uma legislação municipal atualizada nesta área. O projeto cria uma legislação moderna, capaz de permitir que a administração municipal possa criar e apoiar ações efetivas de fomento para o fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação no município com objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da cidade.

“Os objetivos do Sistema Jundiaí de Inovação são fomentar a economia, aumentar a qualidade de vida dos cidadãos e dar mais eficiência nas operações urbanas. Sob regras claras, serão colocadas em prática ações efetivas para uma cidade cada vez mais inteligente e conectada. A iniciativa está diretamente ligada ao propósito de tornar Jundiaí uma cidade do futuro baseada no tripé de sustentabilidade econômica, social e digital”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

Imagem área de Jundiaí feita no período noturno mostra a avenida Nove de Julho
Jundiaí avança na construção do novo ‘Ecossistema de Inovação’

Para o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, Jundiaí constrói uma importante ponte para o futuro com o projeto de lei aprovado. ”Ter uma legislação municipal moderna é o primeiro passo para ancorar a construção deste futuro. É um compromisso da gestão do prefeito Luiz Fernando Machado gerar emprego e renda, e, buscamos inserir a inovação no dia a dia da sociedade, qualificando o sistema público acessado pela população. Trabalhamos para tornar Jundiaí como um novo polo de inovação e desenvolvimento tecnológico”, pontuou.

O gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), Cristiano Lopes, explica que o projeto de lei foi construído com a participação da sociedade civil. “Fizemos uma audiência pública e isso foi de suma importância. Construímos juntos uma cultura inovadora e empreendedora com ajuda de todos os atores do sistema e assim viabilizaremos negócios inovadores com alto potencial de crescimento para transformar a economia de Jundiaí e da região. Agora Jundiaí contará com um sistema moderno para fomentar a inovação tecnológica e a geração de emprego e renda em nossa cidade”, conclui.

Para o diretor de Ciência e Tecnologia, Júlio Durante, com a aprovação deste Projeto de Lei, o Poder Público cumpre o seu papel. “Além de cumprir seu papel, estabelece um ambiente favorável ao fomento e fortalecimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo de Jundiaí, junto com o Decreto de Regulamentação do Campus Jundiaí, o município se consolida como Cidade Inteligente e define um caminho efetivo e seguro para o seu Desenvolvimento de forma Sustentável, com qualidade de vida e bem estar a todos os seu cidadãos.”

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/03/sistema-jundiai-de-inovacao-e-aprovado-pela-camara/