Coordenadores Pedagógicos conhecem os novos materiais didáticos do Programa Estudo é Tudo!

Publicada em 05/03/2022 às 09:42

Os coordenadores pedagógicos das 49 escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de Jundiaí participaram na manhã desta sexta-feira (4), de uma ação formativa para conhecerem o material didático do “Projeto Tempo de Mais Aprender – TEMA”, destinado aos estudantes que serão atendidos pelo “Programa Estudo é Tudo!” no ano letivo de 2022.

O “Estudo é Tudo!” é um programa criado pela Unidade de Gestão de Educação (UGE) em 2021, que concerne aos impactos na aprendizagem dos estudantes do 3º ao 5º ano das escolas municipais. O programa traz um conjunto de ações de recuperação para a garantia da qualidade do ensino e do direito de aprender. 

No ano de 2022 continuará atendendo aos estudantes que apresentam defasagens na alfabetização, decorrentes do afastamento do ambiente escolar ocasionado pela pandemia. “Hoje os coordenadores conheceram o material que será utilizado com os nossos meninos e meninas que apresentam dificuldades de aprendizagem na alfabetização. É importante que os educadores acolham e ajudem a despertar a potência dessas crianças”, afirmou a Gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, que participou da abertura da capacitação. 

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Imagem mostra um auditório, com as cadeiras onde estão sentadas pessoas de costas, olhando para o palco, onde há outras pessoas explanando e uma projeção ao fundo
Educadores participaram da capacitação para aplicação dos materiais didáticos no programa Estudo é Tudo!

Durante a formação, os coordenadores pedagógicos receberam orientações sobre como utilizar a coleção com as crianças. 

A coordenadora pedagógica da EMEB Anna Rita Alves Ludke, Wina Muriel participou dessa formação: “Durante o encontro tivemos mais conhecimento e informações que nos levaram a refletir sobre o manuseio, o uso e aplicação do material com os estudantes, que chega para estruturar ainda mais o trabalho já desenvolvido. A capacitação foi importante, pois entendemos melhor sobre o planejamento dos livros. Com isso, vamos poder contar com ações mais focadas na escrita e letramento, resgatando o conteúdo e reinserção das crianças na perspectiva do desenvolvimento das aprendizagens que ficaram para trás”, comentou.

Além dos coordenadores, os professores que desenvolvem o Programa também terão encontros formativos com a equipe do TEMA. “A formação permanente dos educadores é um dos três principais eixos do programa Escola Inovadora, que oferece a constante atualização dos profissionais para que possam promover aprendizagens mais significativas aos estudantes”, lembra a diretora do Departamento de Formação, Sílvia Magalhães.

O material didático “Projeto Tempo de Mais Aprender – TEMA” é composto por: guia de orientações didáticas do Professor(Volume único); Livro do aluno ‘sala’ volumes 1 e 2; Livro do aluno ‘casa’ volumes 1 e 2; Cartazes com gêneros textuais; Letras móveis e Sílabas móveis. É um material que tem por objetivo alfabetizar alunos do 3º, 4º e 5º anos, que ainda não estão com a alfabetização consolidada. O livro “aluno casa” contém atividades para serem executadas com autonomia pelos estudantes em suas residências. Para a aquisição dos 2.175 materiais e formação dos educadores, a UGE investiu R$ 859 mil.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/05/coordenadores-pedagogicos-conhecem-os-novos-materiais-didaticos-do-programa-estudo-e-tudo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original