Equipes da Saúde de Jundiaí fazem busca ativa dos ‘atrasadinhos’ da vacina contra COVID-19

Publicada em 06/03/2022 às 09:00

Seja por ligações de telefone fixo, celular ou via WhatsApp, as equipes da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) reforçam a ação de busca ativa das pessoas que estão com alguma dose de vacina contra a COVID-19 em atraso. A conferência das informações é feita a partir dos dados do sistema VaciVida, do Governo Estadual. Ao longo da semana, e até aos sábados, os técnicos da Prefeitura de Jundiaí realizam as ligações e disparos de mensagens para orientar as pessoas que não completaram o esquema vacinal.

A Agente Comunitária de Saúde (ACS), Marcia Regina Pereira, da Nova UBS Corrupira, nas últimas semanas, intercala as visitas às famílias sob sua responsabilidade com as ligações para as pessoas que estão com as doses de vacinas contra a COVID-19, atrasadas. Por dia, ela faz cerca de 230 contatos via mensagens de Whatsapp e outras 200 ligações.

Comunicação é feita por ligações ou mensagens; serviço tem por objetivo reduzir o número de atrasados

“Esse trabalho é essencial para que todos, mesmo aqueles que, por algum motivo, se esqueceram de buscar a dose. Somente com todos vacinados, inclusive com a dose adicional, é que teremos maior proteção contra o Coronavírus”, comenta a agente, que orienta as pessoas sobre a importância da vacinação completa, e caso haja divergência no dado do sistema nacional, solicita uma imagem do comprovante de vacinação para a atualização dos dados.

O trabalho, de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica (VE) da UGPS, é de persistência. “Muitas vezes as pessoas não atendem ligações. Então utilizado o sistema de mensagem. Cerca de 20% das pessoas contatadas comparecem para a aplicação da dose”, explica da enfermeira e coordenadora da VE, Maria do Carmo Possidente.

De acordo com dados da VE, Jundiaí contabiliza cerca de 120 mil pessoas com alguma dose de vacina contra COVID em atraso. A maior fatia é de pessoas que não buscaram pela dose adicional. Para os atrasados, o complemento ao esquema vacinal deve ser feito em qualquer polo de vacinação contra COVID-19 disponível na semana. O calendário pode ser consultado no site da Prefeitura de Jundiaí, na página Calendário de Vacinação.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/06/equipes-da-saude-de-jundiai-fazem-busca-ativa-dos-atrasadinhos-da-vacina-contra-covid-19/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original