Soluções em mobilidade e transportes exigem o uso de tecnologia

Publicada em 06/03/2022 às 08:30

Cidades referências em transporte e mobilidade no mundo como Bogotá (Colômbia), Tóquio (Japão), Londres (Inglaterra) e Paris (França) são algumas que realizaram investimentos planejados para a inovação no transporte público com o uso de tecnologia, na infraestrutura urbana eficiente e na cultura de transporte de suas populações. Jundiaí está avançando por este mesmo caminho e, nesta semana – quarta-feira (09) -, realizará o Seminário Internacional de Mobilidade Urbana com a participação de especialistas no tema apresentando soluções implementadas pelo mundo, bem como possibilidades para o território jundiaiense a partir das avaliações feitas ao longo da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Jundiaí. O evento terá transmissão ao vivo pelo Youtube da Prefeitura de Jundiaí, a partir das 8h30, no auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) em Jundiaí.

“O transporte e a mobilidade urbana incorporam mais que somente o transporte público ou as ciclovias. Garantir a qualidade da mobilidade de uma cidade exige planejamento, investimento e a participação da população para a mudança. Jundiaí se prepara para superar os desafios investindo em tecnologia, conectividade e em infraestrutura”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

“A prioridade deve ser definitivamente o transporte público. Precisamos que a priorização do transporte público se reflita no investimento, na distribuição do espaço viário, na qualidade do serviço. Precisamos dessa priorização para o usuário. A integração é definitivamente necessária, mas não é fácil de implementar devido aos efeitos que tem na sustentabilidade financeira“, explica o especialista em transporte, Oscar Edmundo Diaz, Assessor Especial de Mobilidade da Prefeitura de Bogotá. Para ele, que será um dos palestrantes no evento e foi o responsável pela criação do “Dia Mundial sem Carro” e pela implantação de sistemas de Bus Rapid Transit (BRT) em diversas cidades e do planejamento e desenvolvimento de infraestrutura segura para ciclismo e caminhada, a pandemia gerou um problema adicional e foi que várias pessoas saíram do transporte público e compraram um carro ou uma moto em segunda mão, então as cidades estão voltando ao normal, mais congestionadas, e os sistemas públicos também estão ajustando a oferta a uma demanda diferente, em níveis pré-pandemia.

Mobilidade urbana será discutida em Seminário Internacional, que será realizado em Jundiaí, na próxima quarta-feira (9)

Outra palestrante no evento, Clarisse Cunha Linke, é mestre em Políticas Sociais, ONGs e Desenvolvimento pela London School of Economics and Political Science (LSE), onde recebeu o prêmio “Titmuss Examination Prize” em 2005. Atua no ITDP Brasil como diretora executiva desde 2012 é Diretora Executiva do escritório no Brasil do ITDP Brasil.

Plano de Mobilidade

Para identificar as necessidades e as possíveis soluções, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) desenvolve, desde junho de 2020, o Plano de Mobilidade Urbana, que será detalhado no evento. O estudo norteará a política de mobilidade urbana para os próximos anos, visando uma cidade cada vez mais integrada e multimodal, com a aplicações de eixos específicos para o transporte público exclusivo, incentivo ao pedestrianismo com a criação de áreas exclusivas, campanhas educativas, projeto amplo de mais de 170 km de ciclovias entre outras ações previstas para a integração dos modais.

“A intenção de apresentar o estudo junto com especialistas no tema coloca em evidência o assunto e mostra que Jundiaí está avançando nos na direção do caminho já percorrido por outras cidades do mundo”, comenta o gestor da UGMT, Aloysio Queiroz Junior.

Tecnologia embarcada no sistema de transporte público faz parte dos investimentos já realizados por Jundiaí

De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) José Antonio Parimoschi, a mobilidade eficiente está ligada à conectividade das cidades e ao uso da tecnologia em favor da população. “Jundiaí segue o caminho da Cidade Inteligente. Neste sentido, o transporte público já vem incorporando ferramentas que facilitam a vida da população como o pagamento por cartão e o aplicativo para o monitoramento da viagem. A expansão desse contexto integra a tecnologia 5G, que em breve estará em pleno uso pelas cidades e que proporcionará a entrega de serviços cada vez melhores para a população, além de permitir o monitoramento permanente dos deslocamentos diários das pessoas e ajudar a organizar o trânsito e melhorar a mobilidade”, explica.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/06/solucoes-em-mobilidade-e-transportes-exigem-o-uso-de-tecnologia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original