Cultura reabre inscrições para o núcleo da vila Esperança do Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças
Publicada em 07/03/2022 às 13:20A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) está com inscrições gratuitas abertas, para crianças de sete a 11 anos, de toda a cidade, que queiram participar do Coral Infantojuvenil “Cidade das Crianças”, núcleo descentralizado da Vila Esperança. Os responsáveis pelas crianças interessadas devem se inscrever pela internet até o dia 17 de abril (inscrições prorrogadas).
As aulas serão realizadas sempre às segundas-feiras, das 14h30 às 15h30, e terão início no dia 04 de abril, no Centro Comunitário da Vila Esperança, localizado na Rua Guilherme Augusto Baad, 314.
O núcleo do Coral Infantojuvenil no bairro da Vila Esperança faz parte do projeto de descentralização das oficinas culturais da UGC. O início foi em outubro de 2021, sendo o primeiro núcleo descentralizado do corpo artístico ligado à Unidade de Gestão.
A proposta da ação é promover a socialização e o desenvolvimentos dos participantes por meio da música, uma manifestação artística com alto poder de transformação. O coral terá direção artística de Vasti Atique, regência de Jéssica Vieira, direção cênica de Vladimir Camargo e Mariana Borges, como pianista.
Para o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, a proposta deste núcleo do Coral, além de ser mais um investimento na oferta de atividades culturais formativas pelo programa municipal Cidade das Crianças, é também uma forma de difundir o canto coral, manter o intercâmbio cultural e revelar talentos. “Já temos um núcleo do coral Cidade das Crianças em atividade no Complexo Fepasa e agora daremos continuidade ao núcleo da Vila Esperança, onde existe a demanda para a ação. Esperamos que as crianças participem e nos ajudem a divulgar esse trabalho”.
Trabalho integrado
Segundo Vasti Atique, o trabalho proposto pela equipe que coordena é voltado para crianças de sete a 11 anos, com o objetivo de ensinar música por meio do canto coral cênico. “ A música e as artes cênicas como o teatro e a dança serão trabalhados de forma integrada, por meio de jogos e brincadeiras, desenvolvendo a concentração, memória, o trabalho em grupo, o respeito ao próximo, a criatividade e muitas outras competências que ajudarão as crianças a se tornarem adultos mais completos e felizes”.
Outro ponto observado pela diretora artística é que o trabalho é feito com as crianças, mas indiretamente as famílias e a sociedade são beneficiadas, pois, o ensino de música é imprescindível para a formação integral das crianças, do caráter e da cidadania. “Com as crianças se apresentando nos espaços culturais da cidade, estimulamos os familiares e amigos a comparecer e, assim, conhecer estes espaços ficando por dentro das programações culturais da cidade, sendo incentivados a verem e ouvirem outros espetáculos”.
Cidade das Crianças
Os núcleos do Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças são mais uma iniciativa da Prefeitura pelo programa municipal Cidade das Crianças. O programa envolve iniciativas em plataformas de diversas Unidades de Gestão da Prefeitura e está alinhado com a adesão de Jundiaí a redes internacionais como a Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças e Rede Urban95, em parceria com organizações de renome, como o Instituto Alana e a Fundação Bernard Van Leer.
Outras iniciativas integram o programa Cidade das Crianças como o Comitê das Crianças, atualmente com vagas abertas para crianças de nove a 11 anos que querem preencher as 24 vagas disponíveis devem se inscrever até o dia 13 de março. O sorteio das vagas será realizado na quarta-feira (16), às 10h, com transmissão ao vivo pelo canal da Cultura no YouTube, a partir da Fábrica das Infâncias Japy, que é a nova sede oficial do grupo. Os integrantes do Comitê discutem temas e soluções para a Infância e o planejamento urbano.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
Baixe as fotos desta notícia na resolução original